A reinterpretação do que tem acontecido ao longo deste meio ano de vírus e quarentena é fundamental para você não ficar de fora da economia – em alguns casos, fora das condições básicas de sobrevivência do seu negócio..
E o que vimos é que a soma de fatores nesta crise encerrou algumas atividades com a mesma voracidade com a qual multiplicou o sucesso de outras, que vêm tendo recordes de produtividade. Mas o que difere estas daquelas? Como cada uma encontra soluções criativas no seu dia a dia? Como se comunicam com clientes e equipes?
Cada marca tem o seu código genético, que se traduz pelos sentimentos das pessoas que as consomem. Mesmo sabendo que a grande maioria não é fiel a uma marca, deveríamos dar maior atenção para a construção de relacionamentos. Ainda que o consumo seja o condutor dessa relação, todos gostamos de ouvir histórias. Esperamos narrativas verdadeiras das empresas.
Nesse cenário, as marcas menores e mais leves ganham espaço porque as grandes têm uma agilidade menor e ficam esperando demais. Foi isso que aconteceu na crise. E está levando ao nascimento de uma nova cultura. Algo com muito menos certezas e um jeito diferente.
Não ter uma resposta 100% certa é ter a maturidade para escutar e escolher. O meio-termo precisa pegar feedbacks com constância e se adaptar a tudo.
Em 2020 anos, só contando o período “depois de Cristo”, precisamos admitir que as coisas não vinham dando certo. A chegada da Covid-19 acelerou um processo que já estava sendo moldado: de diferenças sociais que deveriam ser inaceitáveis, da incapacidade de conviver bem com a opinião alheia, de apego ao que é supérfluo (se há um consenso entre os insights trazidos pela pandemia, é a reflexão sobre o que é essencial nas nossas vidas).
Parece óbvio que o aprendizado é o caminho. Fazemos cursos para construir narrativas, mas não entendemos que talvez mais importante seja a “escutativa”. E o seu negócio, o que tem a ver com isso? Está evoluindo ou retraindo?
É tempo de acelerar e buscar novas escalas ou uma boa hora para ajustes? Seja qual for a sua situação, o denominador comum é a importância do poder de se comunicar bem – gerando empatia, conectando, atraindo o interlocutor para o seu lado.
Para entender um pouco mais sobre comunicação eficiente e comportamentos de sucesso, entrevistamos Ivan Moré, o ex-apresentador do Globo Esporte que teve a sabedoria de se reinventar usando seus próprios valores como bússola profissional.
Tenho certeza de que, assim como eu, depois de ler nossa matéria de capa, você vai passar a acompanhar o que esse comunicador brilhante está construindo.