Entenda algumas características atreladas às tecnologias de impressão que irão auxiliar no processo de tomada de decisão e posicionamento mercadológico do seu negócio
Muitas pessoas escolhem seus equipamentos levando em consideração um conjunto de fatores que integram produtividade, preço e qualidade. Mas será que todas as escolhas cobrem as necessidades que o cliente busca? Ou será que esses fatores são suficientes para fazer com que a tecnologia certa seja escolhida e evitar arrependimentos?
Entender o que há de tão diferente entre as tecnologias e como olhar para elas antes da marca e do fabricante é um processo ideal. Eu sou Edil Paes e atuo nesse mercado de comunicação visual há cerca de 20 anos, experiência que me transformou em uma pessoa inquieta à procura de informações que ajudem o cliente. Por isso, acredito, de verdade, que uma venda consultiva está muito além de saber falar das características de uma máquina.
Observando as tendências do mercado, percebi que um maior número de empresas está buscando diferentes tipos de tecnologia para uma mesma aplicação. Assim, resolvi trazer alguns comentários relacionadas aos estudos de mercado e insights obtidos que vão ajudar na hora de encontrar a melhor solução.
Uso de tecnologias solventes na produção
Para começar, vale a pena esclarecer sobre o uso de tecnologia solvente. Se você se pergunta se ela já ficou ultrapassada, saiba que ela pode ser uma boa alternativa a trabalhos promocionais e de baixo valor agregado, fazendo com que a empresa entre na briga pelo m².
Quando os solventes comuns são substituídos por soluções Eco Solvente, é importante compreender que a resistência e durabilidade da impressão podem ser afetadas, em comparação a outras tecnologias, já que as tintas Eco Solvente tem um apelo ao baixo odor, porém, em geral, são tintas com solvente mais leve que diminuem essas características.
Impressão UV Híbrida
Equipamento UV híbrido não é novidade, mas vem ganhando mais espaço e sendo mais procurado devido à sua versatilidade, já que as demandas por impressão em materiais rígidos e materiais variados só crescem associadas à busca por impressão de produtos com valor agregado e projetos especiais.
Tecnologia Látex
A qualidade e resistência da impressão, o apelo ecológico e a versatilidade das mídias que podem ser impressas são a explicação para o crescimento desta tecnologia, possibilitando que o cliente explore novos mercados, a exemplo do segmento de decoração e arquitetura, já que hoje o cliente não quer só comunicar mas também decorar.
Uso da sublimação
Antes muito utilizada para o mercado têxtil, a sublimação vem sendo explorada para impressão de materiais para comunicação visual, ideal para clientes com grandes demandas que precisam de velocidade e custo baixo de impressão, porém exigem uma estrutura e limita a impressão somente em tecido.
Tecnologias de corte e acabamento
Umas das maiores dificuldade, hoje, é demonstrar o benefício que um equipamento de corte traz para uma empresa, pois a solução é vista como um complemento do processo de produção, diferente do equipamento de impressão que é fundamental.
No entanto, é crucial pensar que tudo o que você vai imprimir será preciso cortar. Então, imagine quanto material fica parado no seu fluxo de trabalho aguardando pelo corte manual. Agora, imagine ter um equipamento de corte de linha em sua estrutura de impressão e, assim que o material sair da impressora, ir direto para a mesa de corte. Quanta agilidade e eficiência sua produção ganharia? Certamente muita! E quanto de valor o corte especial pode agregar ao seu produto? Vale a pena considerar esses questionamentos.
Em qualquer processo de decisão é importante levar em consideração todos os tipos de materiais, o modus operandi de instalação ou de entrega do seu serviço. Da experiência em vender tecnologias para a comunicação visual, aprendi que tudo muda o tempo todo e para acompanhar o que os clientes querem é fundamental ter um bom parque de máquinas.
Quanto mais alto for o tempo de resposta, maiores serão as chances de atender às melhores oportunidades do mercado. É claro que você ainda terá que escolher entre produtividade e qualidade para oferecer a melhor oferta. Mas o correto posicionamento é o que define uma empresa de sucesso.
E você, o que pensa sobre isso?