A indústria da moda sofreu um bocado em 2020, sendo seu pior ano já registrado, com quase 3/4 das empresas listadas perdendo dinheiro. Um ano que muitos se reinventaram para poder sobreviver trazendo formatos novos nas plataformas digitais e integrando, definitivamente, o online ao físico. Neste relatório a McKinsey e o Business of Fashion (BoF) analisam os principais temas que afetam a economia da moda e examina as 10 principais tendências que, provavelmente, moldarão os negócios no próximo ano. Aqui vai um resumo e o link para o relatório completo.
De acordo com a análise do McKinsey Global Fashion Index, as previsões para esse ano estão focadas em 2 cenários:
1) Otimista: prevê que as vendas globais de moda cairão entre 0 e 5 por cento em 2021, em comparação com 2019. Nesse cenário, a indústria voltaria aos patamares de atividade de 2019 até o terceiro trimestre de 2022.
2) Pessimista: crescimento das vendas deverá cair de 10 a 15 por cento em 2021, em comparação com 2019 e as vendas de moda só voltariam, aos níveis de 2019, no quarto trimestre de 2023.⠀
Em 2021 o setor deverá continuar na busca por experiência diferenciadas e personalizadas, foco em produção de conteúdo digital e investimento em novas tecnologias para toda a cadeia. Além de transparência e preocupação social e ambiental cada vez mais forte.