Ter um negócio não é fácil, são muitas despesas, demandas e problemas que surgem no meio do caminho. No mercado brasileiro não é diferente, ainda mais com a crise vivida atualmente no país.
Eu me inspirei no workshop: “Como ter uma estamparia de sucesso”, ministrado pelo empresário Moacir Ferreira.
Neste artigo, você verá dicas para obter uma estamparia de sucesso mesmo em tempos de crise, com pouco tempo disponível, pouco dinheiro no caixa e equipamentos não tão modernos, com dicas que são essenciais para todos os empreendedores, de pequeno a grande porte.
A melhor dica é não esperar sua melhor condição técnica e financeira para começar, simplesmente comece, busque informações, se aperfeiçoe com o tempo, pois as condições perfeitas nunca vão acontecer.
É importante validar sua oferta e conforme forem aparecendo as pessoas interessadas, buscar o conhecimento inerente necessário para realizar um bom trabalho no mercado focado nos seus objetivos.
Conhecimento é a base de tudo. É importante não tentar inventar a roda, já que a solução muitas vezes está em coisas simples e fáceis de fazer, porém o conhecimento técnico também é muito importante, não adianta ter o mindset pronto, uma fantástica gestão empresarial, se não tem o conhecimento necessário para realizar o trabalho.
O mais importante do trabalho de estamparia não é um produto perfeito e sim a qualidade per-cebida pelo seu cliente, por exemplo, muitas vezes seu cliente quer receber o produto rapidamente em sua casa, e se sua estamparia consegue entregar isso para ele, ele percebe seu produto como um produto de alta qualidade.
Organização, visão clara dos seus objetivos e foco são as características mais marcantes dos profissionais de serigrafia, muitos profissionais perdem tempo com processos que poderiam ser simplificados, com retrabalho por exemplo. Ou o empresário tem uma veia perfeccionista…
Por Bruna Costa
Para continuar lendo este texto, clique no banner abaixo.