Como Vice-presidente Global de Desenvolvimento de Hospitalidade no Damac Group, tive a honra de participar como orador na Conferência de Liderança do The Hotel Show Dubai. Este evento, que reuniu líderes da indústria hoteleira, proporcionou uma plataforma para discussão sobre “Estratégias e oportunidades no Oriente Médio e Europa, para investidores internacionais e operadores de hotéis”.
O painel foi presidido pelo advogado Emiliano Russo, Chefe de Imóveis na Deloitte Legal e Consultor Especial para Imóveis da Câmara de Comércio Italiana nos EAU. Além de mim, o painel contou com Francesca Melcarne, Chefe de Gestão de Ativos na OMNIYAT, e Patrick Antaki, Diretor de Operações na HMH – Hospitality Management Holding.
Nossa discussão centrou-se em estratégias nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e no potencial do mercado hoteleiro na Arábia Saudita, em vista da “Visão Saudita 2030”. Como representante do Damac Group, pude fornecer insights valiosos sobre co-branding com marcas de moda. Destaquei a colaboração entre Damac Hotels and Resort e a marca italiana de moda Cavalli, como exemplo de como podemos capitalizar a marca internacional.
O painel também analisou diferentes modelos de negócios, incluindo co-branding entre grupos imobiliários e grupos internacionais de hospitalidade, e a estratégia de capitalizar em sua própria marca internacional. Na HMH, por exemplo, eles usam suas cinco marcas – Bahi, Coral, Corp, EWA e ECOS – para capitalizar em sua marca internacional.
Uma discussão interessante levantada pelo presidente do painel foi sobre o novo conceito de “Food-Hellerie”, ou seja, a sinergia entre marcas de hotéis de luxo em Dubai e as principais empresas de alimentos italianas. Isso reforçou a necessidade de inovação constante no mercado de hotelaria, algo que sempre procuramos no Damac Group.
Olhando para o futuro, é importante frisar que o modelo de negócio na hospitalidade não apenas abre portas para operadores de hotéis e marcas de moda, mas também permite que investidores de todo o mundo participem ativamente de iniciativas fracionadas ou legados de retornos incríveis. Como um bom exemplo disso, temos a tokenização imobiliária.
No entanto, a tokenização imobiliária e seu impacto na indústria da hospitalidade é um tópico extenso que merece sua própria discussão. Por isso, estou ansioso para trazer essa conversa em um futuro próximo.