Perdidos na WWW

No ambiente físico, são cinco oceanos no Mundo que, juntos, representam 1,3 bilhão de quilômetros cúbicos de água, 71% da superfície da Terra; mais da metade tem profundidade superior a 3 mil metros. Conhecemos, aproximadamente, 250 mil espécies marinhas de um Universo total estimados em 1 bilhão de seres, ou seja, 3% do total.

No ambiente digital, diferente do físico, temos três grandes oceanos conhecidos e acessíveis – Google, Bing e Yahoo – e outro chamado Deep Web, que só é acessível com browsers especiais como o Tor. Juntos, constituem o que chamamos de Big Data.

As três ferramentas de busca “enxergam”, ou indexam, aproximadamente 4,76 bilhões de páginas. Se formos analisar apenas a maior delas – o Google –, estamos falando em, aproximadamente, 200 terabytes indexados, o que representa apenas 0,004% do total da internet.

Ou seja, se no ambiente físico conhecemos míseros 3% do oceano, no digital mergulhamos em apenas 0,004% da Big Data.

E aí surgem questões existenciais como: onde procurar? Em quem confiar? Como faço para encontrar as coisas que realmente estou procurando? Porque as playlists padrão do Spotify são tão ruins?

Enquanto os mega computadores de Inteligência Artificial…

Por Fabio Madia


Para continuar lendo este artigo, clique no banner abaixo.

banner-continuarlendo

 

Mais em

Novembro 2024

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.