Compartilhe com sua comunidades

Prêmio Design MCB abre inscrições para o concurso do cartaz

Prêmio Design MCB abre inscrições para o concurso do cartaz

 

O 26º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira inicia seu calendário e desafia participantes de todo o Brasil, profissionais ou não, a criarem sua principal peça de divulgação. As inscrições para o Concurso do cartaz estarão abertas entre 2 e 22 de maio, no site do MCB.

 

Os cartazes inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora independente, formada por acadêmicos e profissionais da área. A peça eleita será impressa pelo MCB em tiragem especial e distribuída por todo o país. Seu autor receberá prêmio de R$3mil e terá, posteriormente, um contrato no valor de R$5mil, para a criação de outras peças gráficas da premiação, como convites, banners, camisetas, adesivos e anúncios.

 

Responsável por inspirar toda a identidade visual de cada edição, o cartaz não tem tema definido e deve considerar critérios como conceito, impacto visual e criatividade. Além do vencedor, o júri também poderá escolher cartazes finalistas, que farão parte da exposição 26º Prêmio Design, em exibição a partir de 22 de novembro no Museu da Casa Brasileira. Seus autores serão prestigiados com um curso exclusivo na Oficina Tipográfica São Paulo, a ser realizado em junho.

 

O MCB também realizará uma palestra com o designer gráfico e tipógrafo Claudio Rocha, coordenador da comissão julgadora desta edição. A aula aberta “Análise visual” ocorrerá no dia 23 de maio, às 19h30, e propõe um roteiro essencial para a criação e análise de peças gráficas, por meio da avaliação de seus elementos, independente do suporte utilizado. A entrada é gratuita e não há limite de participantes. A ação propõe uma reflexão sobre o design gráfico, que a cada ano tem sua importância reafirmada pelo MCB, por meio do Concurso do cartaz, cuja abrangência é crescente: em 2008 foram 454 inscritos; em 2009, 722; em 2010, 791 e, finalmente, em 2011, 855.

 

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira adotou o cartaz como peça central de sua comunicação a partir de 1989. Em 1995 passou a realizar sua escolha por meio do concurso que, além de registrar parte do momento vivido pelo design gráfico nacional, também sinaliza a importância e busca de espaço desta peça como meio de expressão no país.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....
Ben Goertzel revela no Web Summit por que a corrida rumo à AGI já começou. Uma visão clara sobre riscos, futuro e a criação de uma inteligência descentralizada....