Compartilhe com sua comunidades

Prêmio Design MCB abre inscrições para o concurso do cartaz

Prêmio Design MCB abre inscrições para o concurso do cartaz

 

O 26º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira inicia seu calendário e desafia participantes de todo o Brasil, profissionais ou não, a criarem sua principal peça de divulgação. As inscrições para o Concurso do cartaz estarão abertas entre 2 e 22 de maio, no site do MCB.

 

Os cartazes inscritos serão avaliados por uma comissão julgadora independente, formada por acadêmicos e profissionais da área. A peça eleita será impressa pelo MCB em tiragem especial e distribuída por todo o país. Seu autor receberá prêmio de R$3mil e terá, posteriormente, um contrato no valor de R$5mil, para a criação de outras peças gráficas da premiação, como convites, banners, camisetas, adesivos e anúncios.

 

Responsável por inspirar toda a identidade visual de cada edição, o cartaz não tem tema definido e deve considerar critérios como conceito, impacto visual e criatividade. Além do vencedor, o júri também poderá escolher cartazes finalistas, que farão parte da exposição 26º Prêmio Design, em exibição a partir de 22 de novembro no Museu da Casa Brasileira. Seus autores serão prestigiados com um curso exclusivo na Oficina Tipográfica São Paulo, a ser realizado em junho.

 

O MCB também realizará uma palestra com o designer gráfico e tipógrafo Claudio Rocha, coordenador da comissão julgadora desta edição. A aula aberta “Análise visual” ocorrerá no dia 23 de maio, às 19h30, e propõe um roteiro essencial para a criação e análise de peças gráficas, por meio da avaliação de seus elementos, independente do suporte utilizado. A entrada é gratuita e não há limite de participantes. A ação propõe uma reflexão sobre o design gráfico, que a cada ano tem sua importância reafirmada pelo MCB, por meio do Concurso do cartaz, cuja abrangência é crescente: em 2008 foram 454 inscritos; em 2009, 722; em 2010, 791 e, finalmente, em 2011, 855.

 

O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira adotou o cartaz como peça central de sua comunicação a partir de 1989. Em 1995 passou a realizar sua escolha por meio do concurso que, além de registrar parte do momento vivido pelo design gráfico nacional, também sinaliza a importância e busca de espaço desta peça como meio de expressão no país.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O mundo dos negócios não para e as grandes movimentações continuam! Hoje temos o TikTok Shop aterrissando no Brasil com promessa de revolucionar o e-commerce, um investimento bilionário na Binance...
O TikTok Shop, ferramenta de e-commerce integrada à rede social de vídeos curtos, inicia sua operação no Brasil em maio. A plataforma chega ao país sem cobrança inicial de comissão...
A MGX, empresa de tecnologia e inteligência artificial com sede em Abu Dhabi, investiu US$ 2 bilhões na Binance, consolidando o maior aporte institucional já realizado no setor de criptoativos....
A gestora de crédito Sparta ampliou sua carteira de R$ 10 bilhões para R$ 17 bilhões em um ano, refletindo a alta demanda por crédito privado. No entanto, o cenário...
A empresa registrou receita de R$ 2,17 bilhões em 2024, com um crescimento significativo nos novos negócios, que passaram de R$ 3 milhões em 2022 para R$ 216 milhões no...
De foguetes espaciais a inteligência artificial no mundo jurídico, passando pela digitalização do agro e por fusões bilionárias, o mercado está pegando fogo! Executivos visionários e grandes fundos estão moldando...