Durante o NRF 2024 – Retail’s Big Show, uma série de tendências emergentes para o varejo global foram destacadas, com a Inteligência Artificial (IA) ocupando o centro das atenções. A democratização da IA, especialmente a IA Generativa (AIGen), promete revolucionar o setor, impactando áreas como marketing, experiência do cliente, operações e planejamento de merchandising. Até 2027, 95% dos varejistas devem adotar AIGen para melhorar a análise de dados e o atendimento ao cliente, enquanto a sustentabilidade e a personalização se tornam pilares centrais para atender às crescentes expectativas dos consumidores (Total Retail) (Euromonitor) (FashionUnited). Algum desses tópicos precisa estar no radar da sua empresa para já começar a ser implementados o mais rápido possível:
Democratização da IA no varejo
A inteligência artificial Generativa AIGen está pronta para transformar radicalmente o varejo, penetrando principalmente quatro áreas: marketing e comércio digital, experiência do cliente, operações/cadeia de suprimentos, merchandising/ planejamento. Até 2027, 95% dos varejistas provavelmente investirão em AIGen para fortalecer suas leituras de dados de produtos e serviços ao cliente. Até 2028, prevê-se que metade dos varejistas, 51% oferecerá recomendações baseadas em IA, aumentando as interações em tempo real em 30% e as taxas de conversão em 20% (Total Retail) (Euromonitor).
Aperfeiçoamento do cliente e melhoria nas operações
A IA Generativa pretende reduzir o risco nas escolhas e a precisão para reduzir 80% da informação incorreta até 2026. Além disso, bots sensatos poderão, em 80% dos casos, transmitir um upgrade do status dos pedidos com mais eficiência do que o apoio humano. IoT torna-se crítico também com 55% das cadeias de supermercados usando IoT para monitorar produtos perecíveis. O efeito é reduzir os alimentos desperdiçados em 25% e melhorar os produtos em 40%. Fonte: NRF | Homepage; FashionUnited
Sustentabilidade e segurança
A sustentabilidade ainda é um tópico nos negócios. Por meio da IA em nuvem, as empresas estão melhorando sua eficiência energética e os esforços para reduzir as emissões e garantir o trabalho ético em toda a cadeia de suprimentos. Há uma demanda crescente dos consumidores por mais informações sobre as práticas sustentáveis do negócio: “54% dos consumidores globais hoje só confiam nas alegações de sustentabilidade dos produtos se tiverem provas independentes” (Total Retail) (FashionUnited).
Personalização e previsibilidade
Ferramentas como o ChatGPT estão sendo usadas para prever a demanda e analisar o sentimento do cliente, ajudando a determinar mudanças nos padrões de gastos. A omnicanalidade será mais explorada com IA, permitindo que os varejistas atendam os clientes onde quer que estejam. A personalização se estenderá desde a fase de descoberta até o pós-compra, com bots fornecendo informações detalhadas sobre produtos e sugestões personalizadas (Euromonitor).
Envelhecimento da população e oportunidades tecnológicas
A vice-presidente de Consumer Insights da WGSN, Andrea Bell, destacou que o envelhecimento global da população e o desenvolvimento desigual entre países serão grandes desafios. Em 2026, mais de 1,2 bilhão de pessoas na Ásia terão mais de 60 anos. As empresas precisarão considerar a personalização e como se comunicar com famílias maiores. A adoção ativa de tecnologias e a incorporação de tech em produtos e serviços serão essenciais para atender essas novas demandas (Euromonitor).
Essas tendências mostram que o varejo está em um ponto de inflexão, onde a inovação tecnológica e a sustentabilidade serão cruciais para o sucesso futuro. As empresas que se adaptarem a essas mudanças estarão mais bem posicionadas para prosperar em um mercado cada vez mais competitivo e exigente.