Os esforços para conquistar novos clientes são grandes. Mas depois da conquista, manter é um desafio que reúne expectativas e o que de fato é a entrega. Será que o seu negócio está bem alinhado?
Me desculpe parecer provocativa, mas a grande maioria das empresas precisam de ajustes finos e não atoa, profissionais como eu, tem sido contratada para aumentar o desempenho dos executivos. Muito além das competências explicitas pelos quais eles foram contratados. Um novo integrante assim como um cliente, também tem expectativas e muitas vezes, as informações que chegam para ele, são insuficientes.
Contratar uma psicóloga com habilidades de coaching e manejo em comportamento humano é uma vantagem competitiva. Enquanto engenheiros e técnicos estão focados em desenvolver o melhor produto e gestores financeiros estão criando as melhores condições matemáticas, ter um profissional que ajude a melhorar o desempenho do seu time é uma grande vantagem competitiva. Além de encurtar o tempo na escala de resultado é possível ajudar na retenção de talentos.
Quando um empresário tem um time alinhado com os propósitos de negócio e cientes dos valores da empresa as oportunidades são negociadas com um olhar diferenciado. O termo vestir a camisa não propõe, diferente do que muitos pensam, numa vantagem maior para a empresa do que para o cliente. Mas que, diante do entendimento das expectativas de negócios, vendedores e clientes terão uma relação honesta e de ganhos para ambas as partes. Um circulo virtuoso que permite ganhos e bons negócios para construir uma relação cada vez mais saudável num mundo completamente doente.
A era da venda com foco no preço já não tem mais espaço em casos onde a venda tem um valor agregado e precisa vencer varias objeções. A tal da venda consultiva não pode ser qualificada em empurrar o produto errado para uma empresa que tem potencial de consumo. Muitas empresas que fizeram isso no passado, hoje estão com os seus equipamentos parados. Vender uma solução tem mais haver com alinhamento de expectativas e foco, do que atirar para todos os lados. O que o cliente esperava não era compatível com o que a empresa oferecia ou com o que a empresa achava que o cliente esperava.
É bem verdade que alguns clientes compram acreditando na solução muito além do que a própria venda propõe como solução. Isso porque existe um certo encantamento na fase inicial e uma falsa expectativa de que tal solução resolva todos os demais problemas adjacentes. Quem nunca fez um investimento acreditando estar comprando algo e depois se decepcionou com o que comprou? Muitas frustações entre a empresa, o cliente e o seus funcionários podem ser evitados quando o seu time está bem preparado para lhe dar com um relacionamento maduro.
Quando as pessoas estão bem treinadas e são acompanhadas sistemicamente para ajudar com os objetivos, menor a distância entre as expectativas e frustrações. E o sentimento de que as cobranças são punitivas, surge um ambiente de sinergia. Quem fica pelo caminho são aquelas pessoas que pensam contrário aos valores da empresa.
Então se você quer resultados para o seu negócio e você já investe em treinamentos para preparar as pessoas, em tecnologia para otimizar o tempo, e qualidade para garantir a sua entrega e mesmo assim tem o sentimento de que os negócios não decolam, precisamos conversar.
Uma profissional como eu, tem por objetivo ajudar os detalhes e turbinar o time, usando recursos da psicologia e atuando na comunicação para ajustar todas as expectativas. Muitas das competências não são explicitas e precisam ser tratadas pessoa por pessoa e entender que as relações mais humanizadas são as que garantem os melhores níveis de resultados. Faz sentido?