A Kantar e WPP divulgam o valor e o ranking das marcas patrocinadoras da Copa, dentre as quais Adidas, Coca Cola, Visa e Mc Donald’s – presentes no ranking Top 100 BrandZ Global 2018 das marcas mais valiosas do mundo – e Itaú e Gol que figuram no BrandZ Brasil e são patrocinadoras da Seleção Brasileira. Além dessas, também faz parte a Mastercard, presente no BrandZ Global.
Marcas | Posição no ranking | Valor em milhões | % de crescimento | Categoria | BrandZ |
Visa | 7° | USD$ 145,611 | 31% | Pagamentos | Global |
Mc Donald’s | 8° | USD$ 126,044 | 29% | Fast food | Global |
Coca Cola | 14° | USD$ 79,964 | 2% | Bebidas | Global |
Mastercard | 15° | USD$ 70,872 | 42% | Pagamentos | Global |
Adidas | 100° | USD$ 12,456 | 50% | Vestuário | Global |
Fonte: BrandZ 100 Global: as marcas mais valiosas do mundo
Marcas | Posição no ranking | Valor em milhões | % de crescimento | Categoria | BrandZ |
Itaú | 3° | USD$ 6.198 | 42% | Inst. Financeira | Brasil |
Gol | 57° | USD$ 244 | 8% | Companhia aérea | Brasil |
Fonte: BrandZ Brasil: as marcas mais valiosas do Brasil
No ranking das marcas mais valiosas do mundo, segundo o BrandZ Global, a Adidas, que está na 100ª posição, teve um crescimento de 50% comparado ao ano de 2017 e conta hoje com um valor de USD$ 12,456. Uma das marcas que mais patrocina o evento esportivo é a Coca Cola, que destaque-se em 14° lugar e subiu o seu valor em 2%, chegando a USD$ 79,964 milhões.
Outro destaque, no ranking e no valor de crescimento, é a Visa. A empresa de serviços financeiros está na 7ª posição entre as mais valiosas do mundo, cresceu 31% de 2017 para 2018 e teve um aumento de USD$ 145,611. O Mc Donald’s, uma das líderes de fast food no mundo e que figura em 8ª posição, por sua vez, aumentou o seu faturamento em 29%, somando USD$ 126,044.
Entre as marcas patrocinadoras da Seleção Brasileira está a Mastercard, ocupando o 15° lugar no BrandZ Global, com crescimento de USD$ 70,872, 42% a mais em relação ao ano anterior. Já o Itaú, em 3° lugar no BrandZ Brasil, como uma das marcas nacionais mais valiosas, somou USD$ 6,198, pouco mais de 40% de alta, e a Gol, em 57ª posição, cresceu USD$ 244, com aumento de 8%, segundo o estudo.
De acordo com André Galiano, Head of Brand & Marketing da Kantar Consulting na América Latina, os patrocínios fazem toda a diferença para as marcas em um evento esportivo de tamanha amplitude como a Copa. “Os patrocínios à Copa e à Seleção são investimentos muito relevantes e requerem análise de retorno para otimizar o seu valor”, disse.
Durante o processo de coleta dos dados para este estudo, os especialistas da Kantar observaram que existem cinco princípios vitais que auxiliam no crescimento e sucesso de uma marca e que contribuem para aumentar seu valor: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais):
- Possuem um propósito de marca muito claro, implementado em todos os pontos de contatos da marca – Natura e Sadia são dois bons exemplos deste propósito
- Possuem a Cultura de Inovação a qual os consumidores avaliam como atitudes de marcas que sempre estão buscando surpreender seus clientes com algo de novo – É o caso da Globo, Natura, Itaú e Skol
- A Comunicação agrega muito valor às marcas. Aqui o Itaú se destaca de quase todos
- A Experiência com a marca nos seus pontos de contato também é um diferencial importante ao qual Globo tem um bom destaque.
- Ser uma Love brand é um dos pontos mais importantes de uma marca valiosa, aí se destaca Skol e Natura.