Restaurante, o maior campo de provas sobre experiência do consumidor

Amante que sou das disciplinas do marketing, acabo no meu dia a dia tendo uma percepção aguçada sobre as experiências que tenho em todos os lugares e pessoas com os quais me deparo. Tenho um vício de observar tudo de ponta a ponta, sobre a jornada do consumidor, seja ela de longo ou curto tempo.

No caso dos restaurantes como um todo, adoro a possibilidade de vivenciar uma jornada extremamente rápida, pois, entre o chamado do estômago até o resultado final, muitas vezes se passam pouquíssimas horas.

Neste contexto, hoje preciso relatar um episódio que muito me surpreendeu, positivamente, é claro. A convite de um cliente, fomos almoçar num restaurante no Morumbi que faz parte de uma rede de 9 restaurantes, todos muito próximos, alguns até interligados internamente, o que de cara já me chamou a atenção, pois são visíveis as diversas otimizações do negócio, independente das várias diferenças que cada um apresenta.

Por acaso, escolhemos o restaurante denominado Fogo, onde o próprio nome e as características já apresentavam a especialidade de carnes, e até aí, nada de muito surpreendente, mas desde a chegada as características foram bem avaliadas e, como costumo fazer, assim como num game, vamos passando de fase em fase avaliando cada etapa com lupa.

Olhem quantos valores estavam embarcados naquela simples ideia. Confesso que fiquei tão entusiasmado com a descoberta que pouco me lembro do excelente bife de tira que degustei.

Por acaso, também tive a honra de conhecer o proprietário do restaurante, Marcus Ramalho, que junto com sua esposa Flávia Kalaf tocam com muita proximidade e amor os restaurantes. Não poupei elogios à inovação e, como sou curioso, logo questionei de onde veio a sacada. Marcus, o empreendedor desses restaurantes, os quais desde já recomendo a todos experimentarem sua gastronomia, me contou que a ideia veio de um colaborador e que ele logo a incorporou. Mas além disso, fez mais, ajudou o rapaz a iniciar o seu próprio negócio de fabricar colherzinha de cana-de-açúcar para outros restaurantes.

Pessoal, reparem aonde pode chegar uma simples e magnífica ideia!

Marcus Ramalho e Albizio Amorim, o barman idealizador, seguem suas rotinas, observando e vivenciando as experiências de seus clientes de perto, exercitando o que há de mais legal no empreendedorismo, a descoberta de novas maneiras de surpreender os consumidores. Aqui vão os nomes dos restaurantes e, quando forem até lá, não deixem de reparar na colherzinha do café.

Quando estamos atentos a tudo e a todos à nossa volta, temos a oportunidade mágica de descobrir, nos mínimos detalhes, onde moram os diferenciais de um negócio. Parabéns, Marcus e Amorim, posso dizer que ganhei o dia descobrindo uma simples colherzinha de cana-de-açúcar.

Aqui estão os nomes dos restaurantes desse apetitoso Grupo D.I.F.Y Gastronomia – Fogo / LAJE / LA CASA / ROXI – entre em www.difycomidasaudavel.com.br

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Outubro 2024

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