ROLAND mira nas eleições e oferece impressoras para produção de material promocional
Esse mês inicia-se oficialmente as campanhas eleitorais de 2012, não foi movimentado somente aos candidatos à prefeitura e câmara municipal. O mercado da indústria gráfica aguardava esse período com grande expectativa. Isso porque, segundo dados do Departamento de Estudos Econômicos da ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), as eleições municipais de 2012 devem impulsionar o segmento promocional do setor, projetando um acréscimo de demanda por volta de 15% neste período.
“É visível que as campanhas municipais demandem ainda mais a indústria gráfica, pois muitos candidatos estão iniciando a carreira política e não possuem verba para campanhas de TV e rádio e acabam se focando em materiais impressos”, pontua Anderson Clayton gerente de Marketing e Produto da Roland DG, (www.rolanddg.com.br), líder mundial na fabricação de impressoras de grande formato, plotters de recorte, gravadoras e modeladoras 3D.
Vale ressaltar que o segmento promocional responde por 10,6% do total da indústria gráfica. A perspectiva é que o segmento cresça 11% neste ano, um total de R$ 3,56 bilhões, ou seja, esse fator sazonal influencia parcialmente o desempenho total do setor que, em 2011, teve sua produção de R$ 3,18 bilhões.
Entre os artigos mais encomendando estão os santinhos, ímãs, adesivos, folhetos, cartões de visita, banners e faixas. Para exemplificar, a ABIGRAF se baseia em dados de mercado que calcula uma demanda média em torno de 400 faixas e 100 mil santinhos, por vereador.
Como sugestão para o setor está o mais recente lançamento da Roland DG a RE-640, que produz banners, pôsteres, entre outras impressões em grandes formatos, com cores vibrantes e perfeitas, além de uma ótima resolução fotográfica, muito usada nesta época.
Outra opção é a FP-740 que imprime com alta qualidade bandeiras, banners e também vestuários personalizados dos candidatos. Além disso, calcula automaticamente a quantidade de tinta e tempo de impressão para cada gráfico antes da impressão, possibilitando a monitoração precisa do tempo e dos custos de produção.
Ainda de acordo com Clayton, o eleitor brasileiro gosta de ter o contato com o candidato, vê-lo na rua e ter em mãos o seu material com propostas e identificação. “Para isso é necessário que as empresas do segmento estejam preparadas para oferecer um material com preços acessíveis e com ótima qualidade”, finaliza.