O que é mais relevante: tecnologia ou relacionamento com o mercado?
Não só no mundo da moda, mas nos negócios de um modo geral é fundamental que o propósito do seu negócio esteja em harmonia com os valores que a sua marca consegue gerar. Eu quero dividir a minha experiência na Indústria têxtil e dizer que tão ou mais importante que saber fazer escolhas é estar tranquilo sabendo quem são as pessoas que escolhemos para trilhar o caminho.
Apesar do que pode dar errado, é preciso pensar em questões chaves, como: Quantas empresas você conhece com tecnologia ociosa? Ou, quantas empresas tem relacionamento com o mercado, mas não tem tecnologia para aproveitar a demanda? O tempo passou e a dinâmica exigida pelos mercados acaba excluindo muitos de nós. Não se trata de um ou outro, mas sim, de um com outro. E por isso que a Global Química e Moda escuta os clientes e faz escolhas para tornar a cada ano o seu portfólio mais eficiente.
O cenário ideal é ter ambos, não há dúvidas; a tecnologia propõe agilidade além de garantir que preço e qualidade estejam alinhados com o valor percebido; construir relacionamento com o mercado, demanda um tipo de ativo que tem a ver com o tempo e um conjunto de valores.
Quando a empresa tem o domínio das duas pontas, tecnologia e relacionamento, as chances de um posicionamento bem sucedido são exponenciais. Não à toa, grandes empresas acreditam na relação com a indústria têxtil e procuram associar tecnologia capaz de acompanhar as necessidades dos nossos clientes. Para a Global Química e Moda, por exemplo, a escolha de marcas que representem através da tecnologia uma entrega de valor é estratégica. E acredite: nunca é fácil gerenciar fatores externos. Os problemas fazem parte do nosso dia a dia, é através da maturidade, verdade e transparência que construímos nossas relações.
É óbvio que quanto maior o engajamento da marca, menor o índice de problemas e mais tranquilo é o relacionamento, portanto, ao sair da caixa e entender como a tecnologia e o relacionamento se traduzem em sucesso é fundamental saber como investir e se posicionar. E uma coisa é fato: escutar o cliente é fundamental para não se perder no posicionamento, é preciso entender que além da oferta há uma necessidade e uma dinâmica de mercado que se move em diferentes direções. Ter um Portfolio forte, consistente com propósito da empresa ajuda na entrega das expectativas.
Eu aprendi muito disso acompanhando o dia a dia dos meus clientes, empresas de ponta que geram valor através da moda. Logo, se você quer estar a frente na sua indústria comece por construir posicionamento. Nós, por exemplo, aprendemos e fizemos esse movimento quando ao escutar os nossos clientes entendemos que as soluções da Epson eram ideais para decoração de tecidos, vemos que a transferência conjunta de tal conhecimento tem potencializado a competitividade.
Se a empresa entende o seu universo e tem tecnologia para oferecer soluções pelo valor percebido, temos um negócio prospero. Então tão ou mais importante do que vender tecnologias de impressão, é preciso entender para vender. Se entendermos como podemos ajudar as empresas, entregamos a melhor oferta, e ela por sua vez vai potencializar o negócio. Significa que o nosso sucesso depende do sucesso do nosso cliente. Precisamos fazer moda de um jeito que o cliente também ajude a promover. A relevância está na entrega e capacidade de entender que o ciclo é virtuoso e que o nosso propósito está no início de uma expectativa que fará da nossa indústria geradora de novos e bons negócios.