Nos últimos anos, assistimos à proliferação de premiações nos mais diversos setores. Há desde aqueles “Prêmios de Qualidade” que são concedidos a empresas selecionadas (por uma busca no Google), mesmo que ninguém as tenha avaliado, até iniciativas sérias, cujo objetivo é promover práticas positivas para a indústria em questão.
Marcos Palhares é diretor da revista EmbalagemMarca. Formado em Administração pela FGV e pós-graduado em Gestão Estratégica de Embalagem pela ESPM, é mestre em Administração pela FEA/USP e MSc em Pesquisa de Administração pela Universidade de Oxford (Inglaterra). É professor do Istituto Europeo di Design.
No meu caso, a “indústria em questão” é a de embalagens, onde há algumas premiações, nacionais e internacionais, que atraem os olhares de brand owners, agências de design e empresas fornecedoras. Como em geral a participação em eventos dessa natureza envolve custos (e horas de trabalho consumidas no processo), é praticamente impossível concorrer em todos eles (ainda mais em períodos de contenção geral de gastos).
Sendo assim, como selecionar as premiações mais relevantes (no Brasil e no exterior) para a sua empresa, e como fazer valer o dinheiro investido na participação nos eventos escolhidos?
Estando há quase dez anos trabalhando com isso*, listo abaixo pontos que, ao meu ver, deveriam necessariamente ser considerados previamente pelos interessados em submeter seus projetos à avaliação de organizadores de prêmios.
1.OBJETIVOS: Tente fazer uma análise sobre os motivos importantes para que sua empresa participe do Prêmio. Vai dar visibilidade à sua marca? Vai dar reconhecimento aos profissionais da sua empresa? Vai ser importante como insumo para as campanhas de marketing? Vai estimular os relacionamentos com seus pares e com o restante da cadeia produtiva? Repare que, se a última pergunta for importante para sua empresa, não necessariamente é preciso estar entre os vencedores para que haja bons resultado.
2. RELEVÂNCIA: Pergunte-se qual…
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