Se tem um campo no qual o brasileiro não passa vergonha é a publicidade. O Brasil é um dos três países mais premiados do mundo nesse ramo, e tem uma pujante indústria de criativos. Nesse oceano de profissionais, ter uma referência estimula os demais por meio do exemplo. Na comunicação, e ao longo de tantos anos, vimos o surgimento de novas formas, como as redes sociais. Ainda que os nomes mudassem, como é o caso do “copy”, o segredo ainda é a mensagem sendo entregue por um meio.
Por isso, esta justa homenagem ao criador do jornal Meio & Mensagem, Salles Neto. É uma honra ter um empreendedor dessa magnitude na capa da revista Empresário Digital. Neto é dono de uma simplicidade e um humor produtivo. Perdemos a noção do tempo com suas histórias, e a entrevista que você vai ler aqui ensina como um dos principais veículos de comunicação para comunicadores surgiu e vem se reinventando.
Neto tem a capacidade de nos pôr para pensar, conforme conta, sem melindres, os desafios ao longo do tempo. Tivemos um bate-papo genuíno e sem filtros.
Seu jornal semanal, com cerca de 5 mil exemplares, e prestes a completar 44 anos em abril de 2022, sempre surpreende com pautas quentes, mesmo que a internet pareça tirar o senso do inédito. E isso não significa que a presença no digital não traga novidades; pelo contrário, os caras são feras e têm mensagens que geram negócios. Na informação de uma agência que ganha uma conta, você talvez não imagine o quanto o mercado se movimenta, e com uma grandiosa cadeia de serviços.
E, cá entre nós, comunicar entre comunicadores é um desafio que vai além. Desenvolver autoridade, então, em meio a tantos craques, não é uma tarefa das mais simples. Já o Meio & Mensagem faz isso com louvor. Mesmo com a troca de gerações, a capacidade de estar conectado com um público de altíssimo nível é extraordinária.
Além do jornal, as plataformas digitais e os eventos transformaram o veículo num grupo com um faturamento expressivo, com influência e representatividade.
E eu penso assim: um setor com líderes fortes ajuda a subir a régua. Nos motivamos pela excelência e buscamos entregas com valor muito além do preço. Quando penso em Meio & Mensagem, penso nos mais primorosos profissionais de comunicação, da televisão às redes sociais.
Não à toa, a premiação Caboré teve o TikTok como um dos destaques de sua última edição. Aliás, tivemos um presságio dos resultados em nossa capa com a Poliana Sousa, da Coca-Cola, no final do ano. Para quem não sabe, ela foi anunciada na época como concorrente na categoria de Profissional de Marketing, e hoje é a merecida dona de uma coruja.
Foi um dos pontos mais altos da minha jornada como publisher de uma revista. Eu sempre partilhei da ideia de que juntos somos melhores e capazes de entregar resultados jamais imagináveis. Que a soma de ideias estimula novidades que fortalecem o mercado. Que o lugar de potência para gerar negócios está na compreensão de um espaço. E que todo mercado está dentro de uma figura geométrica na qual temos uma base, um vértice e altura, representando a distância dos recursos que somos capazes de gerar
E para você, qual é a mensagem mais relevante do seu negócio, tirando os adjetivos? E em quais meios você confia para comunicar o que sua empresa tem de mais expressivo?Refletir sobre isso pode mudar a história do seu empreendimento – e da sua carreira. Pense nisso.