Startup arrecada US$ 2 milhões e planeja revolucionar análise de crédito e mercado de PMEs
A Avra, startup fundada por Viviane Meister e Bruno Alano em janeiro, arrecadou US$ 2 milhões em uma rodada de investimento liderada pela Maya Capital. A empresa utiliza inteligência artificial para ajudar outras companhias a tomar decisões mais precisas sobre contratos com pequenas e médias empresas (PMEs), prevendo riscos de crédito e o valor de vida útil dos clientes.
A Hyperplane, recentemente adquirida pelo Nubank, trouxe visibilidade ao mercado em que a Avra atua, eliminando um potencial concorrente. O modelo fundacional de IA da Avra, desenvolvido com dados multimodais, analisa a economia brasileira, identificando padrões e relacionando-os a fatores econômicos. Este modelo é capaz de prever riscos e oportunidades com alta precisão.
Desde maio, a Avra começou a oferecer seus produtos no mercado. Atualmente, atende a uma fintech e uma empresa do setor de energia, enquanto seis grandes companhias testam seus serviços. A receita da Avra combina assinatura mensal e pagamentos por consultas sobre PMEs. Os produtos incluem um score de crédito focado em PMEs, predição de valor de vida útil (LTV), segmentação de audiência e a venda de inteligência do modelo fundacional para clientes com equipes de dados maduras.
Viviane Meister possui uma vasta experiência no setor de crédito, tendo trabalhado na Moody’s, IFC, HSBC e Santander Brasil, além de passar quatro anos na idwall, startup de identidade digital. Bruno Alano, ex-pesquisador da OpenAI, possui uma trajetória notável em inteligência artificial, incluindo a fundação da Leadsters e passagem pela Jusbrasil.
A Avra se diferencia no mercado ao usar dados alternativos, como notas fiscais e contas de luz, para fornecer uma visão em tempo real das PMEs, abordando um segmento muitas vezes negligenciado pelas soluções de crédito tradicionais. Segundo Viviane, a Avra não apenas utiliza IA, mas é inteiramente baseada em um modelo de IA.