A empresa de tecnologia bancária TecBan lança a plataforma de infraestrutura de tokenização Nexchain, destinada a facilitar o registro de ativos em blockchain para instituições financeiras. A plataforma será testada na segunda fase do projeto piloto Drex, uma iniciativa do Banco Central (BC) para a tokenização do real, liderada por um dos 16 consórcios selecionados em 2023.
Embora denominada Nexchain, a plataforma não é uma blockchain própria, mas uma solução para conectar empresas às blockchains de sua escolha para a oferta de ativos tokenizados. Tiago Aguiar, superintendente executivo de produtos, novos negócios e marketing da TecBan, destaca que a plataforma permitirá criar, baixar e gerenciar nós na blockchain, além de oferecer custódia de ativos e chaves, facilitando a tokenização de ativos regulados e não regulados.
A ideia é similar à função dos caixas eletrônicos Banco24Horas, principal solução da TecBan no meio físico, que evita a necessidade de cada banco criar sua própria rede de caixas eletrônicos. Da mesma forma, a Nexchain permitirá que instituições financeiras plugem e criem seus nós na blockchain sem precisar de equipes internas especializadas em tokenização e ativos digitais.
O primeiro uso da Nexchain será em parceria com a Personal Card, para o pagamento de benefícios escolares em São Paulo. O projeto beneficiará 490 mil estudantes para compra de uniformes e 519 mil para aquisição de material escolar, movimentando aproximadamente R$ 1 bilhão. A Nexchain fornecerá a blockchain para registro dos tokens, lastreados no real, garantindo a liquidação dos pagamentos em moeda soberana nacional, sem necessidade de aceitação de criptomoedas pelos fornecedores.