Até onde a sua concorrência pode verdadeiramente te ajudar a alavancar o seu negócio? Peter Thiel, ex CEO do PayPal e primeiro investidor do Facebook, disse uma vez que: “Competition is for losers”. (Competição é para perdedores.)
Você pode escolher acreditar nessa frase e deixar de analisar os passos da sua concorrência, ou pode escolher aprender com o maior obcecado por competidores de todos os tempos.
Samuel Walton não só pensava diferente de Peter como também usou de tudo o que sabia sobre seus concorrentes para criar uma das empresas mais famosas do planeta: o Walmart.
Apesar de ser considerado um “cheap guy”, termo do mundo dos negócios que se refere a pessoas que evitam gastar dinheiro, Sam conseguiu construir uma das maiores multinacionais dos Estados Unidos, transformando algumas lojas de liquidação no Arkansas em um império de mais de 500 bilhões de dólares e se tornando o maior empregador no mundo, com mais de 2.300.000 funcionários.
Um bom exemplo da obsessão de Sam é a história na qual ele foi preso aqui no Brasil na década de 80.
A polícia relata que prendeu um homem que foi pego rastejando no chão de uma loja de varejo com uma fita métrica em mãos. Na realidade, Samuel estava medindo a largura dos corredores e das prateleiras para descobrir se sua concorrência brasileira sabia algo que ele não sabia. Ele “roubou” os melhores insights que pôde encontrar e se permitiu descartar todo o resto.
Você não precisa pegar uma fita métrica e se dirigir imediatamente para a loja de um dos seus concorrentes se quer ter o sucesso de Sam. Afinal, nessa jornada de estudos e obsessão, ele formou uma verdadeira coletânea de conhecimentos importantes que com certeza irão mudar a sua perspectiva sobre a maior parte das empresas que você conhece.
Cabe a nós aproveitar esses aprendizados ou não. Escolhi 4 lições sobre concorrência e empreendedorismo que você deve aprender com o criador do Walmart.
- IR PARA ONDE NINGUÉM ESTÁ
É comum ouvir no mundo do empreendedorismo que as cidades grandes reservam a maior parte do seu público-alvo. Mas eu te convido a refletir: será mesmo?
O Walmart, por exemplo, cresceu através das pequenas cidades sulistas dos Estados Unidos, simplesmente marcando presença onde outras lojas de varejo não estavam.
Eles foram para as cidades que ninguém mais valorizava e conseguiram criar um valor que, muito provavelmente, ninguém mais conseguiria criar. Aos poucos, foram crescendo em ambientes mais férteis e com menos concorrência, até chegarem ao ponto de poderem dizer que possuem uma loja a menos de 16 km de distância de todos os norte-americanos.
- PREÇOS BAIXOS GERAM CONFIANÇA
Um dos maiores diferenciais das redes de lojas Walmart é manter os preços sempre baixos. A frase de Jeff Bezos cabe bem aqui: “Keeping prices very low earns customer trust over time”.
-Jeff Bezos
Os empreendedores que pensam a curto prazo aumentam os preços. Já os empreendedores que pensam a longo prazo economizam o máximo possível de dinheiro hoje, para ganhar confiança dos seus clientes amanhã e recuperar o dinheiro “economizado” depois de amanhã. Lembre-se: preço é sobre confiança; “The lowest price anytime, anywhere.” – Sam Walton
- SER UM VICIADO EM APRENDER
A maioria das pessoas cometem o grande erro de achar que o aprendizado termina na faculdade com um diploma.
Já Sam via o aprendizado como ele realmente deve ser, um verdadeiro paradoxo: quanto mais você aprende, mais você percebe que não sabe nada.
Sam tinha essa característica comum com TODOS os grandes empreendedores e investidores da história. Ele é um “lifelong” learner, ou seja, uma daquelas pessoas que têm a humildade e a curiosidade de continuar aprendendo coisas novas todos os dias.
SIMPLICIDADE É O QUE FUNCIONA
Você pode explicar absolutamente qualquer negócio ou produto de sucesso em um Elevator Pitch.
“Os preços mais baixos em
qualquer lugar.” – Walmart
“1000 canções no seu bolso.”
– iPod
“Um motorista no seu bolso.” – Uber
“Todos seus amigos a um click de distância.” – Facebook
Se eu contar para um amigo sobre algum produto/serviço novo que usei, a primeira indagação sempre vai ser relacionada ao que aquele produto é ou faz.
Imagina se em vez dos exemplos citados acima, você respondesse todas as características técnicas do produto.
Não só o seu amigo não teria ideia do que a empresa faz, como ele jamais iria se interessar em comprar o produto.
Sam Walton fez com que o valor do Walmart fosse tão simples que se tornou impossível esquecer.
Como Bernard Shaw dizia:
“If you have an apple and I have an apple and we exchange apples then you and I will still each have an apple. But if you have an idea and I have an idea and we exchange these ideas, then each of us will have two ideas.”