Tribunal Federal de Patentes da Alemanha invalida patente de tinta branca da Durst contra EFI
A EFI anunciou que o Tribunal Federal de Patentes da Alemanha invalidou partes substanciais de uma patente detida pela Durst Phototechnik Digital Technology GmbH, relacionada à impressão de tinta branca, que a Durst havia afirmado anteriormente, em uma ação contra a EFI.
Além de negar essas alegações, a EFI entrou com uma ação de nulidade no Tribunal Federal de Patentes da Alemanha, solicitando que o tribunal invalide as partes da patente, declarada contra a EFI, pelo fato de que as alegações da Durst tinham sido divulgadas anos antes. Os tribunais alemães em Mannheim e Karlsruhe já possuíam um modelo de utilidade da Durst, alegando que a mesma afirmação era inválida por razões semelhantes.
Em 23 de outubro de 2013, o Tribunal Federal de Patentes da Alemanha invalidou partes substanciais de patente da Durst. De acordo com as leis da Alemanha, a Durst tem o direito de recorrer. Caso não haja nenhum recurso, isso encerrará uma batalha jurídica de vários anos iniciada pela Durst.
"Acreditamos que a concorrência deve estar focada no cliente e não em processos judiciais. Basear-se em inovações genuínas, não em reivindicações de patentes questionáveis. Deve ter lugar no mercado, não no tribunal", afirma Bryan Ko, do Conselho Geral da EFI. "Vamos sempre nos defender vigorosamente quando necessário, continuaremos nos concentrando em ideias e tecnologias para ajudar nossos clientes a obter sucesso."