Framework Find-Grow-Value é uma ferramenta que possibilita ao gestor, sistematizar o gerenciamento do seu time de forma resumida e consolidada, através do alinhamento de funções específicas.
Neste texto, você vai conhecer esses mecanismos e aprender a utilizá-los. Acompanhe!
O que é o Framework Find-Grow-Value?
Existem diferentes tipos de framework, mas todos são utilizados para facilitar processos. Podem, por exemplo, estar presentes na forma de aplicação de canvas, em business plans e em SWOT.
O Framework do tipo Find-Grow-Value, especificamente, possibilita ao gestor o alinhamento de funções de planejamento, aquisição, onboarding, treinamento, engajamento, performance, incentivos, sucessão e saída, como mostra a tabela abaixo.
Find
Nesse mecanismo, “Find” significa a maneira pela qual você, líder ou gestor, irá procurar e selecionar pessoas para trabalhar em seu negócio.
O primeiro passo é se planejar. Para isso, faça perguntas a si mesmo, do tipo: “quantas vagas tenho disponíveis em meu time?”, “de quantas pessoas preciso?”, “qual o perfil das pessoas que busco?”, etc.
Para encontrar colaboradores, utilize os valores, os sonhos e os propósitos da empresa como base.
O ideal é contratar funcionários que possuam os mesmos valores que os da empresa. Por isso, seja claro no momento de apresentar qual é a cultura organizacional da sua empresa e o que você espera do candidato no momento de recrutamento e seleção de talentos.
Esses talentos estarão em faculdades, redes sociais, no mercado (entre os seus clientes, fornecedores e concorrentes) e em comunidades específicas.
Lembre-se, ainda, que recrutamento é diferente de seleção. A diferença consiste em que no recrutamento o objetivo é a atração de candidatos, e na seleção, existe a triagem daqueles mais adequados a vaga.
Atualmente, é possível selecionar pessoas de forma presencial, digital, síncrona ou assíncrona.
Nessa perspectiva, comumente são utilizados análise de currículo e entrevista, mas apenas esses dois processos são insuficientes para a realização de uma boa contratação. Empresas que realizam esse tipo de processo tendem a fazer entrevistas desestruturadas.
Essas entrevistas ocorrem quando não existe preparação prévia de como o encontro deve ser conduzido e de quais respostas espera-se obter. Esse tipo de modelo só dá uma margem de predição de performance de 15%.
O ideal é que a forma de contratação seja híbrida e que envolva outras etapas de análise, em especial que avalie também People Skills.
Em última instância, nesse tópico, nunca contrate, demita ou avalie um funcionário baseado apenas na sua opinião. Nenhuma decisão que envolve gente pode ser tomada por uma só pessoa.
Grow
Dentro do Framework Find-Grow-Value, Grow significa a maneira pela qual o líder desenvolverá o seu time. Dentro desse setor, o processo mais negligenciado da liderança nas empresas é o Onboarding.
Onboarding também é conhecido como socialização organizacional, e representa a imersão do novo membro da equipe após a contratação, em que ele deve ser apresentado aos valores da empresa, aos procedimentos, à equipe, aos processos e a tudo mais que for necessário para a realização do seu trabalho.
Para a Drª. Talya Bauer, da Fundação SHRM, um processo de onboarding de sucesso envolve o tratamento de quatro fatores: Compliance, Clarification, Culture e Connections (Conformidade, Esclarecimento, Cultura e Conexão).
Depois de contratar seus os colaboradores e apresentá-los à sua empresa, é primordial continuar treinando e investindo em sua equipe.
Manter o seu time engajado é uma parte importante do trabalho. Aqui é importante destacar que engajar é diferente de reter e de motivar. Engajamento significa conectar o propósito da empresa ao seu colaborador de forma que ele se sinta realizado.
Existem técnicas para fazer isso, os rituais e a comunicação interna são algumas delas. Os rituais, por exemplo, são atividades pensadas para exemplificar os valores da empresa de forma prática.
No momento de analisar a performance dos seus funcionários e de comunicar, o feedback é precioso: um verdadeiro presente para quem escuta. Quando utilizado da maneira correta pode ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento.
Representa o ato de avaliar positiva ou negativamente alguém por seu comportamento, tarefas e desempenho. É essencial ser sincero, transparente e justo com os seus colaboradores, pois assim eles poderão melhorar e ter resultados mais satisfatórios.