revista_empresario_digital_embraer_

Um Novo Unicórnio Brasileiro na Indústria da Aviação

Startup Eve Air Mobility emerge como um dos principais players globais

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer-X, surgiu como uma startup brasileira na aceleradora da Embraer e rapidamente se tornou um dos líderes globais no emergente mercado de “carros voadores”. A empresa já recebeu 2.900 encomendas para sua aeronave eVTOL, antes mesmo da conclusão de sua fábrica em Taubaté, interior de São Paulo.

Daniel Moczydlower, presidente da Embraer-X, destacou a expansão global da empresa, com encomendas de diversos países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Japão, Singapura, Austrália e diversos países europeus. A demanda crescente é significativa: até 2035, estima-se que o Rio de Janeiro terá 250 dessas aeronaves no céu simultaneamente, enquanto São Paulo terá cerca de 400.

A Eve fez seu IPO na Bolsa de Nova York em 2022, com um valuation de R$ 2,4 bilhões, consolidando-se como um unicórnio brasileiro. A expectativa é de que os testes com os protótipos ocorram ainda este ano, com entregas planejadas para 2026.

A Embraer-X também aposta em inovação aberta e venture capital para manter sua competitividade no setor da aviação. Seu primeiro fundo, o Embraer Ventures, foi lançado em 2014 e investiu em diversas empresas. Desde então, a Embraer também investiu no Fundo Catapult Ventures, no Vale do Silício, e na MSW MultiCorp 2, que conta com investidores como Moura Baterias e BB Seguros.

Moczydlower ressalta a necessidade de continuar buscando novas oportunidades de co-investimento e inovação, investindo em setores diversos como drones para o agro, combustíveis sustentáveis e robôs marinhos.

Outubro 2024

Publicidade

Newsletter

Ao se cadastrar você declara concordar com nossa Política de Privacidade.