A promotora de eventos NürnbergMesse Brasil inova com frentes de atuação inéditas, baseadas no digital. Tudo para ajudar expositores e visitantes a gerar negócios enquanto o presencial não volta.
A ciência já provou o quanto as relações presenciais são importantes para se fechar negócios. Um estudo clássico da Universidade da Califórnia revelou que, para gerar sentimentos de empatia em nossos interlocutores (e você pode trocar essa última palavra por “clientes”), o padrão de comunicação que mais funciona consiste em 55% de linguagem corporal, 38% de tom de voz e só 7% de comunicação verbal. “Os toques físicos, as posições (distância, inclinação, etc.), posturas, gestos, assim como expressões faciais e vocais superam as palavras e determinam os sentimentos transmitidos por uma mensagem”, apontam os autores do estudo americano “Mensagens Silenciosas”.
Isso que os cientistas identificaram em seus experimentos a gente conhece na prática. Tanto que a impossibilidade de reunir milhares de pessoas em grandes eventos, por causa do avanço do coronavírus (especialmente impactante no nosso país), está criando uma lacuna monumental no universo de transações comerciais. Falta interação cara a cara; falta caminhar pelos corredores de uma feira e, de repente, ter sua atenção atraída por uma apresentação original, atrelada a um produto inovador; falta a conversa de um expositor que, de tão boa, acaba evoluindo para uma nova parceria; falta networking. E, sobretudo, falta aquele ambiente em que tudo se mostra propício à geração de negócios.
A boa notícia é que, por tudo o que está sendo noticiado, o segundo semestre deve trazer uma variedade e uma quantidade maior de vacinas ao Brasil, acelerando uma situação de relativa normalidade que volte a permitir encontros presenciais de grande porte. A outra boa notícia (não vamos falar aqui em “más notícias”; basta abrir os jornais ou a internet para encontrá-las em abundância nestes tempos) é que temos, sim, alternativas para promover encontros entre empresas, clientes potenciais e gente que procura conteúdo de qualidade. E o que vai determinar como sairemos dessa crise sanitária é justamente a nossa capacidade de buscar novas soluções neste momento desafiador.
É exatamente isso o que a NürnbergMesse Brasil (NMB) está fazendo. E o que não lhe falta é expertise, domínio de tecnologia, capacidade de inovação e, principalmente, atenção às necessidades de seus clientes.
Uma das principais promotoras de eventos e congressos do mundo, presente no país desde 2009, a NMB tem se destacado internacionalmente por unir ideias, experiências e negócios, sempre de modo a promover oportunidades para os mercados em que atua – especialmente no setor de feiras. Agora, reforçando sua tradição de apoio incondicional a milhões de profissionais – sejam de empresas, sejam clientes dessas empresas –, desta vez num dos períodos mais difíceis da história, a NMB está se reinventando, ampliando seu alcance e abrangência, lançando novos recursos e espaços digitais, e isso sem nunca perder a sua essência.
Munida de ferramentas de inteligência de dados, a NürnbergMesse fez um amplo e profundo estudo de mercado. E o que emergiu desse mergulho foram novas frentes de atuação, baseadas no ambiente digital – novidades que trarão novo oxigênio a milhares de negócios e, sem dúvida, vão ditar novas tendências para quando todo esse pesadelo terminar.
“Se antes os eventos presenciais pediam experiência, quando retornarem eles exigirão muito mais”, explica João Paulo Picolo, CEO da empresa. “O digital veio como uma evolução do negócio, e vai trazer muito mais benefício para o mercado e para os visitantes, que vão interagir ao longo de todo o ano, e não mais somente no encontro presencial, que acontece em uma única ocasião.”
O LADO CHEIO DO COPO
Sim, se o face to face tem um valor inestimável – ainda mais para nós, brasileiros, um povo tradicionalmente gregário –, o ambiente digital tem outras vantagens que o tornam uma solução que vai além de um remédio temporário para as circunstâncias atuais – ele vai permanecer como reforço imprescindível, complemento que potencializará alianças, trará agilidade às nossas transações e, o mais importante, fará (muito) dinheiro circular.
Entre essas vantagens, destacam-se quatro: acesso de qualquer lugar (um benefício celebrado por clientes do exterior ou mesmo de outros estados do Brasil), flexibilidade de horário (não conseguiu ver uma conferência na hora marcada? Tudo bem, ela fica gravada no site); interações em tempo real (via chat, whatsapp, redes sociais das empresas etc.); custos infinitamente mais baixos.
Foi pensando principalmente nas necessidades de seus stakeholders que a NMB incorporou o digital em suas novas frentes e, agora em abril, está lançando o Projeto Reload, repleto de oportunidades para que as empresas possam intensificar a interação com seus clientes – de uma forma ágil, produtiva e, sobretudo, rentável.
“Estamos aportando inteligência, serviços prontos, abordagem consultiva – e intimista às vezes, em eventos especiais”, destaca Leandro Lara, diretor de Portfolio & New Business da NürnbergMesse Brasil. “É toda uma nova dinâmica oferecida ao mercado, e que nos coloca numa posição de pioneirismo muito grande. Tudo isso foi construído após ouvir muito nossos clientes e sempre com foco nas necessidades deles.”
Já Alexandre Brown, Head of Sales da NürnbergMesse Brasil, enfatiza o quanto o projeto é uma ampliação do escopo da promotora de eventos. “A NMB se transformou em uma ‘one stop shop’ do setor de trade show, extrapolando as paredes do pavilhão e sendo um parceiro estratégico para nossos clientes ao longo do ano”, explica. “Eventos presenciais ganharão ainda mais relevância, após o fim da pandemia. Mas o digital veio como complemento, aumentando ainda mais o alcance de nossos eventos. Para isso, contamos com a Hiria NMB, uma divisão especializada no desenvolvimento de conteúdo estratégico e customizado, além de toda a promoção necessária.”
Confira a seguir os quatro pilares que representam as grandiosas novidades que a NMB passa a oferecer ao mercado.
NMB INSIGHTS
Responsável por cuidar de toda a parte de conteúdo de eventos corporativos, como congressos, seminários, treinamentos empresariais, road shows e rodadas de negócios. O serviço também estará disponível tanto para os eventos do próprio portfólio da NMB quanto para o de seus clientes, seja de forma digital ou presencial – assim que a pandemia permitir. Em pouco tempo de atuação, a Insights já atuou na realização do Fórum Superagro, apresentado em conjunto com a Exame, além do Fórum Saneamento Básico e do Fórum de Iluminação Pública, que trazem como parceiros, respectivamente, a Bolsa de Valores do Brasil e a FGV Projetos.
NMB PRIME
Traz toda a bagagem da empresa em hospitalidade e gestão de encontros para requisitados líderes do mercado. Mesclando negócios com experiência, o projeto promove networking em alto nível e proporciona encontros exclusivos por conta de seus mais de dez anos de relacionamento na indústria.
“Todo momento de dificuldade apresenta uma lição, e aqui isso ficou muito claro. Juntamos a força e a experiência de cada um dos funcionários e criamos mais uma oportunidade de negócio. Isso me deixa muito orgulhoso, foi um trabalho difícil, que poucas empresas conseguiram desenvolver, mas que mostra que estamos ainda mais fortes para o que vem pela frente”, analisa João Paulo Picolo, CEO da empresa.
NMB SMARTDATA
Nesse período de turbulências e mudanças na economia, a NürnbergMesse Brasil percebeu a necessidade de contribuir para que os expositores tenham uma melhor compreensão do setor em que atuam. Então investiu numa parceria com a Serinews – a mesma empresa que edita a Empresário Digital – para oferecer essa plataforma de inteligência artificial, que ajudará as empresas a entender melhor cada mercado por meio de dados e pesquisas. Serão apresentados dados fiscais e econômicos de potenciais clientes e até mesmo da concorrência. Um verdadeiro raio X para colaborar no planejamento dos próximos passos, além de mostrar onde estão as melhores oportunidades de negócios. Tudo feito por meio de inteligência artificial e cruzamento de informações, mas respeitando todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados.
NMB SERVICES
É o departamento que cuidará de toda a parte operacional dos encontros, sejam eles digitais ou presenciais. “Para ter um evento online de sucesso, não basta contratar uma empresa de tecnologia”, explica Picolo. “É preciso saber divulgar e fazer a gestão conjunta de todo o processo, coisa que não é simples, mas nós já temos experiência. Transferimos nosso conhecimento para o universo digital enquanto o presencial aguarda a desaceleração da pandemia.”
RETORNO TERÁ PADRÃO EINSTEIN
Mesmo com todas essas novas frentes de atuação, a NürnbergMesse Brasil está 100% do tempo se preparando para uma volta segura quando os eventos presenciais forem novamente possíveis. Tudo para que o celebrado retorno ao face to face seja da forma como as empresas e os visitantes tanto estão sonhando.
Exemplo disso é que a NMB investiu pesado numa parceria com um dos mais reconhecidos hospitais da América Latina, o Albert Einstein, que terá a função de desenhar todos os protocolos de segurança, de acordo com as fases determinadas pelas autoridades responsáveis. “As relações pessoais são muito importantes para a geração de negócios, mas a saúde está em primeiro lugar”, lembra Picolo.
LUTANDO JUNTO COM OS CLIENTES
Todo esse trabalho de transformação e inovação que a NürnbergMesse Brasil está atravessando passa sempre por um ponto de partida fundamental: o apoio a seus clientes. Afinal, o sucesso de expositores e visitantes de seus eventos é a própria razão de ser da empresa. Ao longo desse ano inteiro de crise do coronavírus, a promotora de feiras e congressos comprovou algo que já estava no seu DNA: a importância de estar cada vez mais próxima a seus clientes, e entender se o que ela está oferecendo faz sentido para cada momento da jornada dessas empresas. Nesse processo de investigação – que também foi de autoconhecimento – a NMB reforçou valores e práticas que já estavam impregnados em sua essência.
“Sempre fomos uma empresa ambidestra”, reflete Diego de Carvalho, vice-presidente de Growth & Customer Experience da NMB. “Ao mesmo tempo em que nos preocupamos com nosso core, que é o business de feira, sempre estivemos abertos a testar e trazer novos modelos e processos inovadores. Agora estamos num período de transformação, e isso inclui a necessidade de as pessoas estarem abertas e aptas a discutir novos caminhos. Quando a gente fala de empatia, isso inclui a preocupação de educar o mercado para aquilo que a gente quer oferecer. Nem todo mundo tem a maturidade de entender esse período, que é de adaptação, como sendo também de oportunidade. A maioria das pessoas só vê esse momento como de desafio.”
Leandro Lara, diretor de Portfolio & New Business, vê esta transição de forma semelhante: “Quem se preparar para participar efetivamente desse ambiente online, das rodadas de negócios, para absorver conteúdo, vai se beneficiar muito. Acredito que, assim que as condições da saúde pública permitirem, voltaremos muito fortes com os eventos presenciais, mas de uma forma ainda mais inteligente. Todo mundo está aprendendo a se organizar melhor”.
Mas Diego de Carvalho ressalta ainda que as estratégias das empresas precisam ser adaptadas para se moldar às novas necessidades que cada mercado tem. E que isso passa por soluções diversificadas, como as que a NMB passa a oferecer com suas novas frentes de atuação. “Não existe uma bala de prata. Mas toda essa transição, todos esses novos aspectos de insight, análise de dados, conteúdo, pesquisa… tudo é focado nas direções para onde os mercados querem ir. É mostrar que hoje é necessário ter um misto do presencial com o digital. É não esquecer que precisa haver uma mentalidade de equipe e uma disposição para inovar e entender os fatores críticos de sucesso. Diante dessas circunstâncias, precisamos ter pragmatismo, flexibilidade e mudança de espírito.”
Como Nizan Guanaes disse recentemente em uma entrevista, acerca desse contexto de pandemia, as empresas que serão lembradas, quando uma normalidade se restabelecer, não serão necessariamente as que estão trazendo soluções agora, mas principalmente as que vêm sabendo, com empatia, se colocar no lugar de seus clientes, sentir suas dores, compartilhar suas angústias e entender suas estratégias – e assim estão ajudando-os a encontrar o melhor caminho, de acordo com sua individualidade.
É justamente com esse modelo de pensamento que a NürnbergMesse Brasil começa essa etapa de novíssimas frentes de atuação – um trabalho construído graças à proximidade e à parceria que a promotora de eventos sempre teve com as pessoas mais importantes dentro do seu universo de negócios: expositores e visitantes. “É o tipo de atitude que, acredito eu, vai deixar raízes”, pontua o vice-presidente Diego de Carvalho, “raízes que se tornarão mais que uma passagem para um momento pontual: criarão pontes repletas de valor e propósito, de reconhecimento mútuo e a certeza de que estamos juntos, para o que der e vier”.