A Unico, unicórnio brasileiro de tecnologia de identificação digital, anunciou a compra das startups Oz Forensics, dos Emirados Árabes Unidos, e Trully, do México. Com essas aquisições, a Unico entra no mercado internacional e fortalece sua atuação na prevenção de fraudes, especialmente no combate ao uso de deepfake.
A Oz Forensics, fundada em 2017, já está presente em 20 países e possui mais de 50 clientes. A principal tecnologia desenvolvida pela empresa permite verificar, com base nos movimentos e comportamentos, se a pessoa do outro lado da tela é real ou uma simulação gerada por inteligência artificial. A Unico vinha analisando cerca de 35 empresas ao redor do mundo e identificou a Oz como a solução mais adequada para suas necessidades. A Oz conta com 50 funcionários especializados em machine learning e IA.
A Trully, por sua vez, é uma startup mexicana fundada em 2022 por quatro ex-executivos da Rappi. A empresa já captou US$ 4,1 milhões em investimentos em uma rodada seed, liderada pelo fundo Costanoa Ventures, e possui 16 funcionários. A Trully atende cerca de 30 clientes, principalmente fintechs no México, país que apresenta uma oportunidade significativa para a Unico, devido ao alto volume de fraudes em comparação ao Brasil. A entrada da Unico no México se deu inicialmente com um soft launch, mas a aquisição foi considerada o melhor caminho para acelerar a expansão na região.
Rodrigo Magalhães, VP de estratégia global da Unico, será o novo CEO para a América Latina. Magal, como é conhecido, tem passagens pelo Itaú BBA, Credit Suisse e Banco Garantia. Segundo ele, a empresa possui vários acordos de confidencialidade (NDAs) assinados e novas aquisições devem ser anunciadas em breve.