Ah… eu adoro as caixas de perguntas das redes sociais. Uma delas me motivou a refletir e escrever um plano em 3 importantes passos.
Se você já pensou em mudar de atividade ou expandir na sua área de atuação, saiba que não está sozinho. Há muitas pessoas que me enviam esse tipo de mensagem. As novidades dos meios digitais têm nos provocado diariamente, e você pode, sim, buscar novas oportunidades. Vamos as dicas… espero que faça sentido para o seu momento.
Passo1
O primeiro é começar uma pesquisa no Google com a busca sobre os principais fundos de Venture Capital do Brasil. Depois, entre no site de cada um desses fundos e “devore” o site inteiro.
Passo 2
Procure, no linkedin, de dois a três funcionários Júnior ou Mid-Level. Tenha em mãos uma lista de 30 nomes. Envie uma DM (mensagem direta), seja cortês, mas objetivo, pergunte a possibilidade dessa pessoa, em breve, te dar 20/30 minutos do tempo dela para responder a algumas perguntas que você tem sobre o portfólio do fundo em que ela trabalha.
O ideal é lidar com a expectativa de que 80% das pessoas não vão responder à mensagem. Mas agende uma conversa rápida com os 20% que toparem.
Quais informações são necessárias sobre as empresas pesquisadas
Seguindo o passo a passo citado, você tem agora uma série de calls importantes, mas quais são as principais coisas que você deve perguntar?
Qual o investimento early stage (estágio inicial) está gerando mais otimismo a vocês e por quê?
Quais investimentos (early stage) estão se provando bons desde o D-O e porque?
Passo 3
Essas informações cruzadas com as demais pesquisas feitas trarão uma lista das melhores early stage.
Neste momento é hora de pesquisar as startups com extrema atenção, principalmente quanto aos seguintes tópicos:
História do Founder (quem é/o que já fez etc.).
História da startup (por que ela foi fundada, por quem, quando, quem investiu, etc.).
Missão (o problema que motivou sua criação).
Visão (para onde e como ela vai caminhar no futuro).
Pesquise quais vagas estão abertas e quais necessidades ela tem.
Agora é possível criar um “dossiê” sobre cada startup, com uma tabela de pontos para classificar cada uma delas a partir dos seus interesses e skills (habilidades ou capacidades).
Busca de uma oportunidade na empresa mapeada
Mostre seu dossiê e explique por que você se identificou com aquela startup e o por que você é a pessoa certa para aquela vaga que eles têm aberta.
Isto mostra ambição e um mindset incrível! (De correr atrás, de ser um “executor”.). Peça para fazerem uma interação entre você e o fundador ou alguém relevante dentro da hierarquia daquela startup. Isso te dará maiores chances de conseguir uma posição júnior em uma startup que está crescendo.
Na sua discussão sobre dinheiro, SEMPRE priorize equity (participação) sobre dinheiro. Isso não só mostra que você acredita de verdade no negócio, como também é milhões de vezes melhor para você em um médio-longo prazo, se a startup realmente der certo.
Se eu estivesse começando do zero hoje, eu seguiria esse racional.
Conseguir entrar em uma startup early stage, em crescimento. Com um time ainda pequeno, você irá ganhar uma ampla experiência e construir a base da sua carreira profissional. E se você ainda conseguir um vesting (acordo que prevê uma aquisição progressiva), sua chance de receber um payday (dinheiro) relevante em alguns anos é relativamente alta.
Mas isso tudo são só algumas ideias de como você pode usar a criatividade a seu favor. Existem diferentes caminhos.