Todos precisam de análise. Não apenas de produto, marketing, ou finanças, vendas e realizações. A análise potencializa as decisões, desde a estratégica até a tática, desde a sala de diretoria até seus funcionários a nível de linha.
Este artigo é sobre como criar a competência analítica em sua organização. Não se trata de quais métricas rastrear mas de como realmente conseguir que a sua empresa as produza. A questão da implementação – como construir um negócio que produz dados ? – é muito mais difícil de responder.
O ecossistema analítico está se movendo muito e as opções disponíveis, mudaram significativamente nos últimos 24 meses.
Você pode saber tudo sobre análise da web ou de mídia social, que já existe há anos. No entanto, essas análises por si só não são suficientes para entender o seu negócio (on-line), há outro tipo de análise que não pode ser negligenciado: a análise de conteúdo. O que a torna tão única, e por que você deveria estar atento a ela?
A análise de conteúdo pode ser definida como o destravamento do valor comercial do conteúdo, feito através de tecnologias semânticas para encontrar respostas ou descobrir causas para tendências específicas. As empresas podem usar a análise de conteúdo para entender o conteúdo criado, como ele é usado, o contexto em que se encontra e a natureza do mesmo. Análise de conteúdo é sobre dados não estruturados. Ela pode ser usada para explicar as tendências e fornecer informações valiosas para as organizações.
O conhecimento no centro do seu negócio
Análise de conteúdo é especialmente relevante para organizações onde o conhecimento é o centro dos seus negócios. A inteligência empresarial comum não é o suficiente, saber quem lê que conteúdo, quando, com que frequência, os compartilhamentos, o número de cliques, a localização dos visitantes, etc., os chamados metadados, não são suficientes para uma compreensão profunda. Tendências ou insights relacionados ao conteúdo, revelando informações como qual conteúdo causou uma queda nas vendas, quais podem ajudar a fazer um conteúdo melhor e impulsionar o crescimento ou a receita são o objetivo aqui; trata-se de ter um conteúdo melhor.
A análise de conteúdo é um aspecto essencial dos dados, e deve ser parte integrante da estratégia se você for uma organização baseada no conhecimento. Está entrelaçado com diferentes aspectos do Big Data, como a análise em tempo real, preditiva e personalização. O objetivo deve ser fornecer conteúdo relevante às pessoas certas, através dos canais certos, no momento certo, para apoiar o objetivo certo.
Benefícios da análise de conteúdo
A análise de conteúdo cria textos legíveis por máquinas, a partir de seus dados não estruturados que permite que computadores o entendam e cruzem dados para obter mais informações. Além disso, os metadados adicionados ao conteúdo, o tornam mais acessível e ajuda as organizações a entender qual conteúdo eles têm ou precisam e porque. Finalmente, ajudam a entender melhor as causas por trás das tendências e eventos que não podem ser descobertos com a inteligência empresarial comum.
A análise de conteúdo utiliza uma vasta gama de diferentes tecnologias de dados para descobrir correlações e padrões no conteúdo, até processamento de linguagem natural ou análise de sentimentos para colocar os dados no contexto correto. A análise ou mineração de texto ajudará a extrair o que pode estar enterrado no texto. Estas tecnologias estão melhorando rapidamente, facilitando a realização de análises de conteúdo.
Pensamentos finais
Com 80% dos dados não estruturados, a análise de conteúdo se tornará mais importante nos próximos anos e ajudará a descobrir novos insights a partir de conteúdo empresarial e fornecerá experiências mais inteligentes e personalizadas, para o cliente. O número de empresas iniciantes na análise de conteúdo está crescendo, e essas soluções podem lhe dar vantagem competitiva. A análise de conteúdo vai além da inteligência empresarial, é uma ferramenta que as organizações não podem ignorar.
Todos querem saber sobre o aprendizado de máquinas, mas 80% dos trabalhos de D&A ainda requerem SQL. Toda empresa quer aproveitar dados, mas a estratégia de portfólio é o que realmente importa (e custa uma fração do primeiro). Os dados precisam ser acionáveis, e isso não é possível quando a maior parte da empresa está lutando para entender por que eles são tão importantes. Nós precisamos ser orientados pelos dados.
As pessoas precisam aprender muito, antes de ensinar máquinas, os dados precisam ser organizados muito antes de poderem ser acionados.
A informação é prática, mostra às pessoas o que está acontecendo e lhes permite colocar as coisas em ação. Isso é muito mais indireto do que a Inteligência Acionável, mas muito mais direto do que palavras como Data Science, Machine Learning, e Big Data. Sim – uma base de funcionários informados é capaz de criar muito mais ideias acionáveis do que qualquer analista. Nosso trabalho é iluminar o caminho.
Abrace o aborrecimento. Invista em estruturas de dados, relatórios, alertas e educação. Crie análises que tornem seu pessoal mais inteligente.