A segunda edição do Web Summit Rio foi concluída com um público diário de quase 35 mil pessoas (34.397), representando um aumento de 61% em relação à edição de 2023, que registrou 21.367 participantes por dia. Notavelmente, a participação feminina foi significativa, com 47,5% dos participantes e 39% dos palestrantes e debatedores sendo mulheres. Durante os três dias do evento, a Invest.Rio firmou acordos de cooperação que prometem injetar aproximadamente R$ 1 bilhão (US$ 200 milhões) em investimentos na cidade nos próximos quatro anos. Adicionalmente, estima-se que o Web Summit contribua com R$ 1,5 bilhão para a economia local até 2028, conforme estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico.
Os organizadores do evento relataram a presença de 1.066 startups de 42 países e 31 indústrias diferentes, com mulheres representando 45% dos fundadores dessas startups. O evento também atraiu 499 investidores e 175 empresas parceiras, incluindo IBM, Huawei e Salesforce. A cobertura mediática foi ampla, com 844 veículos de comunicação presentes e 518 palestrantes participando.
Através da Invest.Rio, foram concretizados pelo menos 10 acordos de cooperação que devem resultar em US$ 200 milhões em investimentos futuros. Entre os destaques está a Unicorn Factory, que busca atrair startups de Lisboa para estabelecerem-se no Rio de Janeiro, e a Kate Capital, através da empresa Kate Blockchain, que está focada na tokenização do grupo de inovação FCJ Venture Builder.
É importante destacar que o Web Summit Rio expandiu significativamente sua escala nesta edição, ocupando agora todos os pavilhões disponíveis — incluindo o Pavilhão das Artes, os Pavilhões 2, 3 e 4, o Centro de Convenções e o Anfiteatro. Este aumento representa uma expansão de 15% em relação ao evento anterior, abrangendo uma área total de 80 mil metros quadrados, além de uma tenda de 2.400 metros quadrados dedicada exclusivamente ao credenciamento. A Praça de Alimentação também foi ampliada e está mais estruturada, oferecendo mais de 60 pontos de venda de alimentos e bebidas. As opções são diversas, abrangendo alternativas veganas e vegetarianas, opções para consumo rápido e as tradicionais operações de alimentação. Segundo Eduardo Rodrigues, Diretor Geral do Riocentro, essas melhorias visam otimizar a experiência dos participantes durante o evento.