Compartilhe com sua comunidades

ABIGRAF Nacional divulga resultados da participação do proje

ABIGRAF Nacional divulga resultados da participação do projeto GRAPHIA na Feira Paperworld

 

Realizada na cidade de Frankfurt, na Alemanha, a Paperworld – maior feira de papelaria e materiais de escritório do mundo – é a principal oportunidade que os empresários gráficos deste segmento, de todos os países, têm para mostrar seus produtos e expandir seus negócios. Na edição de 2012, realizada em janeiro, cerca de 87 mil visitantes, de 155 países, participaram do evento, que contou com a presença de 3 mil expositores de 72 países.

 

Mais uma vez, a indústria gráfica brasileira esteve muito bem representada pelo GRAPHIA (Graphic Arts Industry Alliance), um projeto da ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) que tem por objetivo promover as exportações dos produtos gráficos brasileiros. A participação do GRAPHIA nas principais feiras do setor do planeta tem por finalidade viabilizar a inserção dos produtos gráficos brasileiros no mercado internacional.

 

Este ano, as empresas Agaprint, Jandaia, Megalife – KLX, Reipel, APPS e Confetti, estiveram representadas pelo GRAPHIA na Paperworld. O estande do projeto foi visitado por mais de 100 empresas representando aproximadamente 20 países, que, em sua maioria, vinham dos continentes europeu, asiático e africano. Na ocasião, foram realizadas quase 50 reuniões com potencias compradores que, segundo estimativa do GRAPHIA, deverão gerar, aproximadamente, USS$ 1 milhão em novos negócios nos próximos meses.

 

Responsável por representar as empresas brasileiras na feira, o consultor internacional de negócios do GRAPHIA, Ricardo Fonseca, identificou um leve otimismo dos europeus em relação às vendas do segmento, o que deve significar perspectivas melhores para o setor nos próximos anos. “Aparentemente, melhoraram as perspectivas do público da feira frente à crise financeira mundial, mesmo com os diversos problemas enfrentados na Europa”, informa o consultor. “Os representantes de empresas e associações com as quais mantivemos contato em Frankfurt comentaram que o cenário para esse ano é ligeiramente positivo, porém com tendência demelhorar gradualmente nos próximos anos. Além disso, foi bastante comentadoque, apesar do aumento do consumo de produtos chineses de papelaria e escritório na Europa, já existe uma tendência de retorno àqueles de melhor qualidade e valor agregado provenientes da própria região europeia e de outras partes do mundo”, acrescenta.

 

Neste ano, além da Feira Paperworld e da Globalshop, que aconteceu entre os dias 29 de fevereiro e 02 de março, o GRAPHIA deve participar das feiras Expopack, IFSA e Crossmedia. No cronograma das ações para 2012, o grupo prevê ainda a realização de treze missões comercias ao exterior e, também, a organização de dois projetos compradores, nos quais 10 clientes do exterior virão ao Brasil para visitar as empresas que o GRAPHIA representa.

 

Outra atividade prevista para este ano e realizada em parceria com a Apex-Brasil, é o “Projeto Imagem”, que tem por objetivo trazer jornalistas de outros países para visitar as gráficas brasileiras e verificar o seu compromisso com a sustentabilidade. Desta forma, o setor gráfico brasileiro ficará ainda mais conhecido e fortalecido internacionalmente.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....
Ben Goertzel revela no Web Summit por que a corrida rumo à AGI já começou. Uma visão clara sobre riscos, futuro e a criação de uma inteligência descentralizada....