Prefeitura Do Rio De Janeiro Inicia Retirada De Peças De Mídia Exterior
Ação está dentro do previsto em Decreto Municipal que proibe propaganda em 22 bairros da cidade
Um dia após a publicação do Decreto Municipal que criou as ZPPA (Zona de Preservaçao Paisagística e Ambiental), local onde será proibida instalaçao de publicidade em outdoor, empenas, marquises e no topo de edifícios, a Prefeitura do Rio de Janeiro inicia a retirada das peças.
Nesta quinta-feira, cartazes e letreiros publicitários, instalados em prédios do Centro, vão começar a desaparecer em 22 bairros do Rio. O documento combate a publicidade em imóveis que possa ser vista da rua. A operação de limpeza da paisagem vai começar pela Avenida Beira Mar e continuará diariamente, até toda a publicidade irregular ser removida. Cerca de 60 profissionais devem fazer a retirada,dos equipamentos.
Segundo dados da Secretaria de Ordem Pública (Seop), no Centro e na Zona Sul do Rio de Janeiro existem cerca de 30 outdoors, 200 propagandas em empenas (painéis instalados na parede lateral de prédios) e 70 letreiros em coberturas, que perderão o alvará. Existe ainda a propaganda irregular, estimada em 75 diferentes tipos de painéis.
Já para os anúncios indicativos de comércio, eles terão 180 dias para adequar seus letreiros
Com a nova regulamentação, os nomes dos estabelecimentos terão que respeitar tamanhos pré-determinados. Lojas com até dez metros de largura de fachada poderão ter placas de 1,5 metro quadrado. Já fachadas de 11 a cem metros de largura poderão ter anúncio com quatro metros quadrados. As fachadas com mais de cem metros quadrados, por sua vez, devem ter até dois anúncios de dez metros quadrados. O texto do decreto estabelece, também, a proibição de associação de marcas publicitárias aos nomes do estabelecimento.
Apesar de alguns desejarem associar essa iniciativa da Prefeitura do Rio ao que ocorreu em São Paulo, em 2007, quando toda a atividade de Mídia Exterior foi extinta pelo Prefeito Gilberto Kassab, a legislação carioca é bem mais flexível, já que não atinge toda a cidade nem a publicidade veiculados em ônibus e táxis. A ação que acontece agora prevê a retirada de peças irregulares das chamadas ZPPAs.