Compartilhe com sua comunidades

Eleições municipais devem aquecer demanda do setor gráfico

Eleições municipais devem aquecer demanda do setor gráfico

 

Com o início oficial das campanhas eleitorais para as prefeituras e câmaras municipais na próxima sexta-feira, 6 de julho,  os reflexos econômicos já começam a ser percebidos pelo mercado gráfico nacional. Segundo dados do Departamento de Estudos Econômicos da ABIGRAF Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), as eleições municipais de 2012 devem impulsionar o segmento promocional do setor. A projeção é gerar um acréscimo de demanda nesse segmento da ordem 15% no período de campanha eleitoral municipal no país.

 

O segmento promocional responde por 10,6% do total da indústria gráfica, e em 2011 sua produção foi de R$ 3,18 bilhões. A perspectiva é que o segmento cresça 11% no ano de 2012 (jan a dez), acumulando um total de R$ 3,56 bilhões.

 

Fabio Arruda Mortara, presidente da ABIGRAF Nacional, ressalta que as eleições municipais normalmente têm impacto maior na indústria porque, para muitos candidatos, representam a iniciação na carreira política. “Em tese, as eleições municipais, que são o ponto de partida na carreira política, devem demandar, proporcionalmente, mais material gráfico do que as nacionais, que tendem para o uso da mídia eletrônica”.

 

Por outro lado, o presidente ressalta que as campanhas são muito regionais e localizadas, concentrando o trabalho nas gráficas de pequeno porte e por um período curto, de cerca de três meses – os que antecedem as eleições. Como as eleições serão em outubro e novembro, esse aquecimento está previsto para os meses de julho, agosto e setembro.

 

Segundo dados do mercado, um vereador em campanha costuma encomendar algo em torno de 400 faixas e mandar imprimir cerca de 100 mil santinhos. Já a mídia externa de grandes formatos não sofre tanta valorização na eleição porque a lei federal é muito restritiva, proibindo outdoor, placas grandes e brindes. Sobram apenas cavaletes e os estandartes móveis de 1×2 metro, que só podem ser instalados com a presença de um responsável em tempo integral. Um candidato a vereador de São Paulo, por exemplo, costuma encomendar uma média de mil metros quadrados desses estandartes, e mais 600 metros quadrados de cavaletes.

 

Para Mortara, esse fator sazonal influenciará parcialmente o desempenho total do setor, que em 2011 registrou R$ 29 bilhões, uma vez que o segmento promocional tem uma representatividade pequena no total produzido pela indústria gráfica. Outro aspecto que também deve manter-se sem grandes alterações é a contratação de pessoal. Durante a última eleição, a ABIGRAF não registrou número significativo de vagas temporárias criadas no setor. Atualmente, a força de trabalho está estabilizada na casa dos 222 mil empregos, e a ocupação do parque gráfico é de aproximadamente 75%.

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

BTG projeta recuo de 22% no lucro da dona do McDonald's, puxado por pressão de custos e desempenho fraco das lojas brasileiras...
A AXS Energia deu um passo estratégico rumo à liderança no mercado de geração distribuída (GD) ao receber um aporte de R$ 550 milhões da gestora AZ Quest. O investimento...
Nem nos piores momentos da onda de layoffs pós-pandemia a Microsoft havia feito cortes tão profundos. Nesta semana, a companhia anunciou o desligamento de 4% de sua força de trabalho...
A THE LED, especialista em soluções de mídia digital para o varejo, acaba de anunciar a aquisição da RETAIL MEDIA, pioneira na digitalização dos pontos de venda (PDVs) no Brasil....
A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...