ABTCP 2012 45º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel
A fibra da celulose, encontrada em todos os vegetais, é obtida industrialmente no Brasil a partir da madeira proveniente de árvores como o pinus e o eucalipto. O Brasil é hoje o líder mundial na produção de celulose de fibra curta, sendo reconhecido internacionalmente por suas práticas de manejo sustentável.
Dois tipos de celulose, com diferentes características físicas e químicas, são utilizados na produção de papel. A celulose de fibra curta, que deriva principalmente do eucalipto, é utilizada na produção de papéis com menor resistência, alta maciez e boa absorção – como guardanapos, papel toalha, papel higiênico, papéis para imprimir e escrever e papéis especiais, entre outros. Já a celulose de fibra longa, produzida a partir do pinus, é utilizada na fabricação de papéis que demandam mais resistência, como os de embalagens.
Além de ajudar a recuperar áreas degradadas, proteger a biodiversidade e reduzir a pressão sobre a floresta nativa, as florestas plantadas de pinus e eucalipto brasileiras são responsáveis pela geração de 600 mil empregos diretos e indiretos, sendo certificadas por órgãos reconhecidos internacionalmente como o Programa Nacional de Certificação Florestal (Cerflor) e o Forest Stewardship Council (FSC).
Saiba mais a respeito no principal evento do setor de celulose e papel, o ABTCP 2012 – 45º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, que acontece entre os dias 9 e 11 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Onde:Transamerica Expo Center
Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 (Próximo à Ponte Transamérica)
Quando:9 a 11 de outubro/2012 (terça a quinta-feira)
Horários de funcionamento:
Congresso– nos dias 9 e 10/10 – das 9h às 17h30 –; e no dia 11/10 – das 9h às 16h.
Exposição– nos dias 9 e 10/10 – das 13h às 20h –; e no dia 11/10 – das 13h às 18h.
Mais informações no site: http://www.abtcp2012.org.br/