Alunos de intercâmbio visitam projeto inovador em fábrica da Suzano Papel e Celulose
Na terça-feira (4/set), uma turma de 42 alunos de intercâmbio do curso de Mestrado em Gestão Internacional da FGV-EAESP visita a fábrica da Suzano Papel e Celulose em Embu das Artes (SP) para acompanhar o processo de reciclagem de embalagens longa vida utilizado na fabricação de papelcartão e telhas ecológicas.
O projeto, desenvolvido em parceria com a Tetrapak®, Ciclo® e Johnson & Johnson® para criar uma embalagem inovadora e com no mínimo 30% de composição de aparas pós-consumo para a linha de Band-Aid®, deu origem a uma linha de produção com capacidade para processar mil toneladas de embalagens longa vida. As fibras de papel extraídas são usadas na composição do papelcartão Art Premium PCR® (Post Consumer Recycled, reciclado pós-consumo), utilizado nas embalagens de Band-Aid® nos mercados brasileiro e internacional, já o composto formado pelas camadas de plástico e alumínio das embalagens é reutilizado pela empresa Ciclo na fabricação de telhas 100% recicladas para a construção civil.
O projeto, que atraiu os olhares do Mestrado Internacional da FGV por seu caráter inovador e sustentável, conta com o envolvimento de cerca de 4 mil catadores de 80 cooperativas de reciclagem e reduz a pressão sobre os aterros sanitários das áreas metropolitanas, com potencial para tirar de circulação mais de 37 milhões de embalagens longa vida.
A Unidade de Embu está aberta a visitações para turmas escolares, estudantes, fornecedores, grupos de clientes e à comunidade em geral. Para agendar, é preciso enviar e-mail com a relação de participantes para [email protected]