Compartilhe com sua comunidades

Mimaki e SENAI do Rio fecham parceria para formação

🎧 Resumo em Áudio

Clique para gerar e ouvir um resumo desta notícia.

Mimaki e SENAI do Rio fecham parceria paraformação de profissionais de Comunicação Visual
 

Resultado já pode ser observado com mais de 60% dos alunos empregados

 

A Mimaki e o SENAI do Rio fecharam, pela primeira vez, parceria para oferecer cursos voltados ao desenvolvimento e à formação de profissionais na área de Comunicação Visual, com o objetivo de atender a demanda por técnicos qualificados no segmento.
 

A empresa disponibilizou as máquinas para que fosse possível aos alunos ter o aprendizado prático dos equipamentos digitais, e abriu a agenda de seus profissionais para palestras, seminários e workshops, para que os estudantes possam obter mais informações e maior familiaridade com o segmento. As aulas acontecem no SENAI Maracanã, que conta com soluções em tecnologia solvente, sublimática e UV, o que permite ao aluno explorar diversos tipos de aplicação existentes no mercado de Comunicação Visual. 

A parceria, que conta também com a participação da 3M, Imprimax e Havir, no fornecimento de suprimentos, só tende a gerar resultados positivos, uma vez que o projeto objetiva capacitar o profissional para que seja o mais completo possível, e saia do curso do SENAI preparado para atuar dentro de qualquer gráfica, bureaus, ou em empresas que trabalhem com máquinas digitais, nas áreas de sinalização, grandes formatos, têxtil e brindes.
 

E como previsto, o sucesso do programa já pode ser observado com a empregabilidade de mais de 60% dos alunos e aproveitamento de mais de 95%. A turma piloto, do curso de Qualificação Impressor de Comunicação Visual, é composta por 19 estudantes, moradores de comunidades carentes, que concluirão o curso no fim de agosto deste ano.
 

 

“Fiquei muito satisfeito com o conteúdo programático, a didática dos professores e a qualidade dos laboratórios. O maquinário é realmente excepcional! Modelos arrojados e ótima funcionalidade, aliados à alta qualidade de seus impressos,” destaca Jorge Lazaro Baptista, um dos alunos da turma piloto.

Turma piloto de Qualificação Impressor de Comunicação Visual
 

De acordo com Bruno Vinícius Santos, supervisor Comercial para o departamento de Comunicação Visual da Mimaki Brasil, “o maior resultado que a Mimaki pode esperar é ter o empresário de comunicação visual confiante para a aquisição de novas máquinas, com uma mão de obra qualificada, gerando cada vez menos desperdício de material e tempo”.

O SENAI Maracanã já abriu novas turmas para os cursos de Fechamento de Arquivo, Pré-Impressão, Mídias e Tecnologias de Impressão e Recorte Eletrônico, voltados para o mercado de Grandes Formatos.

“Estamos estudando este mercado há algum tempo e foi identificada a necessidade de capacitação nas áreas de Comunicação Visual e Sinalização. Acreditamos que como os olhos do mundo estão voltados para o Rio de Janeiro, oportunidades de trabalho não vão faltar para quem tiver qualificação nestas áreas”, ressalta Elma Passos dos Santos, supervisora Técnica de Artes Gráficas do SENAI Maracanã.

Para o projeto piloto, foram disponibilizadas as máquinas: TS3-1600, CJV30-160BS e UJF-3042FX.

A TS3-1600, impressora sublimática, é voltada para empresas que operam com estampas localizadas, ou rolos contínuos, e para os mercados voltados à moda praia, abadás, fardamento, camisas esportivas, comunicação visual, decoração, ou qualquer aplicação em tecido com base de poliéster. O equipamento pode operar 24 horas ininterruptamente e apresenta resolução máxima de 1.440dpi.
 

Direcionada para o mercado de comunicação visual, a CJV30-160BS oferece amplo leque de soluções integradas de impressão e recorte.  A linha CJV30 está disponível em quatro tamanhos de impressão: 610mm, 1.020mm, 1.361mm e 1.610mm. Essa diversidade de medidas permite grande flexibilidade de aplicações, desde o uso do equipamento para produção de etiquetas, selos e adesivos, até nas medidas maiores, para impressão de banners, displays, backlights e adesivação de veículos.

 

Já a UJF-3042FX apresenta resolução de impressão de até 1440 x 1200dpi, três cabeças de impressão e cinco ou seis cores operantes (CMYK+W+W ou CMYK+W+Cl). O equipamento oferece possibilidades de impressão em diversos substratos, como acrílico, PVC, vidro, plástico, policarbonato, mídias que servem para o desenvolvimento de produtos finais, como pen drive, caneta, porta-guardanapos, troféus, capas de Iphone, cartões magnéticos, entre outros.

Para mais informações sobre os cursos do SENAI do Rio, acesse: www.cursosenairio.com.br

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....