Compartilhe com sua comunidades

MultiCycle, da Avery Dennison, aumenta sustentabilidade de g

MultiCycle, da Avery Dennison, aumenta sustentabilidade de garrafas retornáveis

 

A Avery Dennison anunciou globalmente o lançamento de uma inovação em autoadesivos que garante às garrafas retornáveis maior sustentabilidade, diferenciação e impacto no ponto de venda. De acordo com os testes realizados na empresa, o MultiCycle™ suporta mais de 30 ciclos de lavagem da garrafa, reduzindo o volume de resíduos gerados após cada ciclo. Ele também garante um padrão superior de decoração e ajuda a manter, e mesmo melhorar, a eficiência operacional e o bottom line dos convertedores e end users.

“Com um foco global cada vez maior na gestão de recursos, os consumidores e demais elos da cadeia continuarão a exercer uma forte pressão sobre os brand owners (gerentes de marcas) para encontrar soluções que reduzam o volume de resíduos gerado pelas garrafas retornáveis” explica Camila Clark, Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios para Bebidas e Cervejas da Avery Dennison na América do Sul. “E o MultiCycle™ pode reduzir o impacto ambiental e mudar a forma que o mundo enxerga a decoração de garrafas retornáveis.”
 

A construção do novo filme, com patente ainda pendente, o torna resistente ao stress, ao qual a garrafa é submetida durante seu ciclo de vida, e suporta as altas temperaturas dos banhos com soda cáustica durante o processo de lavagem da garrafa. O rótulo de PP (polipropileno) é construído como um sanduíche; assim a tinta da impressão é protegida pela camada externa da laminação.
 

Sustentabilidade melhorada
Com os rótulos tradicionais de papel lambe-lambe são necessários novos rótulos sempre que a garrafa vai para o mercado. A vida longa do MultiCycle™ reduz o volume de materiais utilizados para rotulagem ao longo da vida útil da garrafa. O uso de menos rótulos também reduz o uso de tinta, o número de etapas de transporte e o consumo total de energia. Outra vantagem é que não é necessário o uso de tintas com metais pesados, reduzindo o impacto ambiental.

 

Após os 30 ciclo da garrafa, os rótulos MultiCycle™ podem ser submetidos aos mesmos processados de reciclagem utilizados em outros rótulos autoadesivos feitos de filme plástico.
 

“Os estudos de mercado indicam que consumidores mais jovens e menos fiéis em relação às marcas estão dispostos a mudar para produtos mais ambientalmente amigáveis,” pondera Clark. “E já que os rótulos Multicycle™ duram o mesmo tempo que uma garrafa, os benefícios ambientais são significativos, além de colocarem o sistema de garrafas retornáveis em um novo patamar perante o mercado.”

Melhoria de eficiência e opções de design
Com o MultiCycle™, os brand owners têm chance de melhorar a eficiência de seu processo já que as garrafas podem ser rotuladas em linha, fora da linha ou mesmo fora da planta. Também é possível aumentar a produtividade e reduzir os custos totais graças à baixa taxa de scrap (perdas) e à redução do tempo de limpeza das linhas.

 

Do ponto de vista de design, os vários ciclos possibilitam que os designers criem rótulos com maior impacto visual e aparência mais Premium, utilizando, por exemplo, cold ou hot stamping para atrair ainda mais o consumidor final. Tintas metálicas especiais e holográficas também podem ser usadas, oferecendo outra vantagem sobre a tecnologia de impressão direta.
 

Camila Clark completa, “com estas melhorias no processo e as novas possibilidades de design, a tecnologia MultiCycle™ da Avery Dennison permite que os convertedores de rótulos autoadesivos participem da categoria de retornáveis que tradicionalmente pertence aos rótulos de papel com cola.” O MultiCycle™ foi apresentado pela primeira vez no estande da Avery Dennison na Labelexpo Americas 2012.
 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...
O Mercado Livre reportou lucro líquido de US$ 494 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 44% em relação ao mesmo período do ano anterior. A receita líquida cresceu...
Netflix está implementando sua primeira reformulação de interface em mais de uma década e testando novas funcionalidades com IA generativa, em um momento estratégico para reafirmar sua liderança no setor....
A Foxconn, maior fabricante de eletroeletrônicos do mundo e responsável pela montagem da maioria dos iPhones, formalizou um acordo com a Mitsubishi para desenvolver seu primeiro carro elétrico, em um...
A farmacêutica brasileira Cimed está avaliando a cisão de sua divisão de consumo em uma estrutura independente, estratégia que marca a consolidação de sua ambição de se tornar uma "P&G...
A primeira palestra que vi do Rafael Stark foi em 2023, ao lado de Igor Senra, CEO da Cora, Gabriela Estrada, CEO da Vexi, e do jornalista Vinicius Neder. Sempre...