Compartilhe com sua comunidades

NewsWeek pode perder força como formadora de opinião

NewsWeek pode perder força como formadora de opinião
 

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional) lamenta o encerramento da edição impressa de NewsWeek. A decisão deixa metade de seus leitores em todo o mundo sem acesso à revista. São mais de 500 mil pessoas que não leem a versão digital.

"O fim da edição impressa, uma tentativa de racionalizar custos, dada a imensa dificuldade financeira que tem marcado a publicação nos últimos anos, poderá causar-lhe problemas mais graves, pois o impacto perante imensa parcela de seus leitores significa um risco grande de perda de publicidade, prestígio e poder de influência como formadora de opinião pública", salienta Fabio Arruda Mortara, presidente da entidade, acrescentando: “Provavelmente, seria mais eficaz uma gestão administrativo-financeira mais eficaz do que a decisão de extinguir a versão impressa”.

Verba volant, scripta manent

Citando a frase em latim (“Palavras voam, a escrita permanece”), o presidente da ABIGRAF Nacional salienta que o fim da edição impressa de NewsWeek desafia o consenso mundial quanto à confiança depositada nos conteúdos gráficos. “Afinal, a cultura da presente civilização foi construída com tinta sobre o papel. As pessoas tendem a acreditar mais no que leem e veem nos impressos”.

         Não é sem razão, acentua Mortara, que o ensaísta e escritor italiano Umberto Eco, com a autoridade que lhe confere sua biblioteca de 50 mil volumes, referenda de modo enfático a frase latina sobre a longevidade da tinta sobre o papel:

— Eletrônicos duram dez anos; livros, cinco séculos.

“Tal crença, aliás, valeu a Eco convite do colega francês Jean-Phillippe de Tonac para analisar o estimulante tema com outro irredutível e aficionado bibliófilo, o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière. O resultado do feliz encontro foi uma interessante obra, cujo título não deixa qualquer dúvida: Não contem com o fim do livro. É ler pra crer!” — conclui o presidente da ABIGRAF.
 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Negociar é mais que convencer é compreender, escutar e permanecer à mesa. A arte da negociação revela caráter, propósito e legado....
A revolução do ensino chegou. Plataformas de EdTech com inteligência artificial personalizam o aprendizado, ampliam o alcance dos professores e formam alunos mais engajados. Descubra como IA e educação estão...
O Web Summit Lisboa 2025 abriu com uma mensagem que ficou ressoando nos corredores da Altice Arena… um futuro mais brilhante não nasce por acaso, ele é construído por pequenas...
Lisboa, auditório lotado, holofotes acesos. Entra um homem que já estudou o universo na escala das partículas e agora tenta decifrar outro tipo de matéria: a criatividade humana. Anton Osika,...
Em 2006, as marcas ainda controlavam o megafone. O consumidor ouvia, acreditava, e comprava. O digital começava a engatinhar e o “usuário” era apenas um espectador com um login. O...
Paddy Cosgrave entrou no palco como quem acende uma chama. Não falou de lucro, de valuations ou de rodadas de investimento. Falou de algo maior, quase sagrado, a responsabilidade de...