Compartilhe com sua comunidades

NewsWeek pode perder força como formadora de opinião

NewsWeek pode perder força como formadora de opinião
 

A Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional) lamenta o encerramento da edição impressa de NewsWeek. A decisão deixa metade de seus leitores em todo o mundo sem acesso à revista. São mais de 500 mil pessoas que não leem a versão digital.

"O fim da edição impressa, uma tentativa de racionalizar custos, dada a imensa dificuldade financeira que tem marcado a publicação nos últimos anos, poderá causar-lhe problemas mais graves, pois o impacto perante imensa parcela de seus leitores significa um risco grande de perda de publicidade, prestígio e poder de influência como formadora de opinião pública", salienta Fabio Arruda Mortara, presidente da entidade, acrescentando: “Provavelmente, seria mais eficaz uma gestão administrativo-financeira mais eficaz do que a decisão de extinguir a versão impressa”.

Verba volant, scripta manent

Citando a frase em latim (“Palavras voam, a escrita permanece”), o presidente da ABIGRAF Nacional salienta que o fim da edição impressa de NewsWeek desafia o consenso mundial quanto à confiança depositada nos conteúdos gráficos. “Afinal, a cultura da presente civilização foi construída com tinta sobre o papel. As pessoas tendem a acreditar mais no que leem e veem nos impressos”.

         Não é sem razão, acentua Mortara, que o ensaísta e escritor italiano Umberto Eco, com a autoridade que lhe confere sua biblioteca de 50 mil volumes, referenda de modo enfático a frase latina sobre a longevidade da tinta sobre o papel:

— Eletrônicos duram dez anos; livros, cinco séculos.

“Tal crença, aliás, valeu a Eco convite do colega francês Jean-Phillippe de Tonac para analisar o estimulante tema com outro irredutível e aficionado bibliófilo, o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière. O resultado do feliz encontro foi uma interessante obra, cujo título não deixa qualquer dúvida: Não contem com o fim do livro. É ler pra crer!” — conclui o presidente da ABIGRAF.
 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Enquanto o SoftBank aposta bilhões em chips, a Odata acelera com data centers turbinados para IA, a TotalEnergies mira no hidrogênio verde brasileiro e a Lupo expande sua produção para...
A Lupo anunciou a construção de sua primeira fábrica fora do Brasil, localizada em Ciudad del Este, Paraguai, com um investimento de R$ 30 milhões. A nova unidade deve iniciar...
O ASA, instituição financeira fundada por Alberto Safra, anunciou a contratação de Vinicius Tugumi para liderar a área comercial de private banking e gestão de fortunas. O executivo, que atuava...
A TotalEnergies estuda importar hidrogênio verde de um projeto desenvolvido pela Casa dos Ventos no nordeste do Brasil. O empreendimento, planejado para o Porto de Pecém, pode atingir 1,2 gigawatts...
A Odata, empresa de data centers adquirida pelo grupo americano Aligned em 2022, mantém um plano de investimentos de R$ 26 bilhões até o fim de 2026. O objetivo é...
O SoftBank fechou um acordo para adquirir a Ampere, empresa especializada no desenvolvimento de processadores para data centers, por US$ 6,5 bilhões. A transação, realizada integralmente em dinheiro, reforça a...