Compartilhe com sua comunidades

HP aposta no crescimento e demanda no segmento de servidores

HP aposta no crescimento e demanda no segmento de servidores para pequenas empresas

 

 

O MicroServer e o ML110 atendem as necessidades de PMEs que começam a profissionalizar a sua infraestrutura de TI

 

Um dos principais motivos do crescimento econômico do Brasil, nesta década, é devido às pequenas e médias empresas, grupo que representa a grande maioria dos empreendimetos no País e deve aumentar ainda mais nos próximos anos. Entretanto, esse segmento enfrenta problemas como pouco planejamento e falta de infraestrutura que acabam por dificultar a permanência e o desenvolvimento no mercado. Além disso, o custo de equipamentos profissionais é um fator que inibe investimentos, tendo em vista que as pequenas empresas optam por soluções “caseiras” e de baixo custo para atenderem uma demanda mais imediata.

 

Focada nessa demanda e problemática, a HP desenvolve há três anos o programa SSPE (sigla para Serviços e Soluções HP para Pequenas Empresas), projeto que visa capacitar fornecedores de informática a fim de auxiliar o crescimento de micro (de 1 a 9 funcionários) e pequenas empresas (de 10 a 99 funcionários). E para o seu quarto ano de existência, a HP preparou uma série de novidades e iniciativas para fomentar a profissionalização destas pequenas organizações.

 

O Brasil ainda aposta pouco em tecnologia da informação, segundo dados de mercado. Apenas 0,1% do PIB (Produto Interno Bruto) são destinados a TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), mas as empresas já têm percebido as vantagens do investimento em ferramentas de tecnologia avançada. O programa da HP que está presente em oito estados brasileiros e deve ser ampliado para todo o território nacional tem como objetivo habilitar fornecedores de informática de menor porte a comercializarem o melhor e mais adequado produto HP para as micros e pequenas empresas, levando em consideração o seu perfil, fomentando o crescimento tecnológico necessário para o país.

 

Esses parceiros contam com prêmios e benefícios de reconhecimento, além de certificados que agregam valor e corroboram com a profissionalização e crescimento da empresa. Para a HP, a capacitação desses canais irá expandir a presença no nicho de micros e pequenas empresas, segmento do mercado que sofre grande carência de infraestrutura de tecnologia. A finalidade da HP é, além de aumentar presença no mercado, construir um novo meio de contato por meio dos canais.

 

Tanto como a energia elétrica ou o telefone, a tecnologia da informação é um recurso essencial para qualquer empresa moderna, independente do seu tamanho. Segundo estudo realizado pelo Sebrae (SP), 75% das micro e pequenas empresas usam ao menos um computador. Embora haja a necessidade, a TI acaba por ficar em segundo plano, o investimento é geralmente pouco e tecnologia aplicada não é otimizada. Contudo, com planejamento simples e um investimento pequeno é possível criar uma estrutura de TI sólida e preparada para o crescimento futuro. Nos últimos seis trimestres a HP foi a empresa que mais cresceu no segmento de micros e pequenas empresas no Brasil (crescimento de 85%), segundo a IDC, isto porque a empresa apresenta soluções adequadas aos pequenos empresários.

 

Atualmente, em micros e pequenas empresas, os PCs interconectados, também conhecidos como rede P2P (peer to peer), são utilizados para compartilhar arquivos e recursos. É uma forma fácil e econômica de possibilitar o compartilhamento, mas pode não atender as demandas crescentes de gerenciamento, conectividade e segurança. Pensando nisso, a HP desenvolveu e disponibiliza por meio dos canais habilitados pelo programa SSPE a máquina HP ProLiant Microserver, ideal para micro empresas (com até 15 funcionários), solução ideal para empresas como postos de gasolina, padarias, salões de beleza, escolas de idiomas, dentre muitas outras.

 

O servidor permite compartilhamento de arquivos, aplicativos e recursos como impressoras e computadores. Além disso, ele ajuda a proteger dados essenciais e se adapta com confiança a necessidades de negócios em mudança. Além disso, com o programa de capacitação, os parceiros da HP oferecem total suporte para os produtos HP vendidos.

 

Outra tecnologia da família HP ProLiant e ideal para pequenas empresas é ML110, desenvolvido especificamente para o segmento de pequenas e médias empresas, que procuram soluções de compartilhamento de arquivos, sistemas de mensagens, Web e funções de propósito gerais como firewalls e servidores privados virtuais. O equipamento compacto oferece características de servidor por preço de desktop e com a confiabilidade dos modelos ProLiant. A CPU veloz e o cache em dobro do ProLiant ML110 dão às empresas pequenas e médias empresas melhor desempenho geral e respostas mais rápidas.

 

A projeção é que o crescimento da economia brasileira continue e, com isso, o investimento em TI também. Programas como o SSPE, além de desenvolver um papel importante para o crescimento dos fornecedores de informática, auxiliam o crescimento de micro e pequenas empresas. Tecnologias da HP, o MicroServer e o ML110, ajudam no crescimento não somente tecnológico, mas também econômico, uma vez que estão intrinsecamente ligados com o desempenho e evolução das organizações.
 

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Todos os dias, o mundo gera mais de 400 milhões de terabytes de dados. Grande parte deles está nas mãos das instituições financeiras, coletados de interações cotidianas, uma compra no...
2025 foi oficialmente batizado como o ano quântico, não por acaso. Cem anos após o nascimento da mecânica quântica, a tecnologia que um dia pareceu ficção científica começa a ganhar...
A inteligência artificial é insaciável. À medida que os modelos crescem em complexidade, os data centers se multiplicam e a demanda por energia elétrica escala a níveis estratosféricos. O novo...
Mark Zuckerberg entrou em modo técnico e decidiu escalar sua própria seleção de craques para disputar o principal campeonato do século: a guerra da inteligência artificial. Se a Meta já...
A descentralização do crédito avança no Brasil e atrai nomes de peso do setor financeiro. A UY3, fintech que opera no modelo de credit as a service, acaba de captar...
Por mais de uma década, ativos digitais são discutidos como agentes de transformação dos serviços financeiros. Contudo, como destacou Bruno Domingues, Head da indústria financeira global da Intel, a verdadeira...