Compartilhe com sua comunidades

Comércio entre amigos indica tendência no mercado de moda

Comércio entre amigos indica uma tendência crescente no mercado de varejo de moda on-line

 

Site analisa os principais sites pioneiros no comércio eletrônico

 

Há uma nova onda de empresas de internet recém-estabelecidas que estão recriando os aspectos sociais das compras com os amigos para uma comunidade on-line. As plataformas que permitem que os compradores criem guarda-roupas virtuais e peçam a opinião e a nota dos amigos para os looks estão cada vez mais populares. As parcerias recentes com grandes varejistas e a monetização do comércio entre amigos indicam uma tendência crescente no mercado de varejo de moda on-line. O Stylesight, site que oferece conteúdo e soluções relacionadas ao setor, analisa os principais sites pioneiros no comércio eletrônico entre amigos.

 

GO TRY IT ON

O aplicativo Go Try It On, lançado em 2010, é uma plataforma que permite que os usuários façam upload de fotos de si mesmos, adicionem descrições das marcas e o contexto para o figurino escolhido. Em seguida, os amigos do Facebook, a rede ampla do Go Try It On ou uma marca ou estilista podem fazer comentários sobre a foto, dependendo da opção escolhida pelo usuário. Os usuários também podem simplesmente clicar em "Wear It" (Use) ou "Change It" (Troque).

 

Uma versão atualizada do aplicativo lançada no final de 2012 adiciona um filtro semelhante ao Instagram, o recurso de criar colagens e de descobrir itens que são tendência e adicioná-los à uma lista de compras. O aplicativo fez parcerias com famosas cadeias varejistas, como a Barneys New York e a Net-a-Porter, e uma rede de mais de 40 blogueiros de moda, cujos "looks" os usuários poderão comprar.

 

FASHISM

O site Fashism funciona de forma semelhante ao aplicativo Go Try It On. Os usuários fazem upload de fotos de si mesmos e fazem uma pergunta sobre o look que é respondida pelos outros usuários que também avaliam o figurino com as opções "Gostei" ou "Odiei".

 

O site nasceu depois de um incidente que aconteceu com a sua fundadora Brooke Moreland enquanto ela fazia compras na loja Uniqlo. Moreland queria uma segunda opinião sobre um look, mas seu marido estava em outro departamento e ela não queria perguntar para a vendedora que não seria imparcial.

 

O site oferece um serviço rápido e fácil para os usuários que querem uma segunda opinião sobre o look. Os usuários também podem ganhar pontos pelos melhores comentários que podem ser trocados por descontos em lojas de varejo on-line. 

 

TRENDABL

Lançado em 2012, o objetivo do aplicativo Trendabl é criar um Instagram ou Twitter para o mundo da moda. O aplicativo funciona como uma plataforma de compartilhamento de fotos na qual as imagens podem ser filtradas, receber marcadores de acordo com categorias como marca, loja e preço e compartilhadas com os amigos e a comunidade em geral. O aplicativo permite que os usuários façam comentários, "curtam" e republiquem as fotos, além de ter um filtro "populares" que mostra as imagens mais "curtidas".

 

O objetivo do aplicativo é ser também uma ferramenta para as marcas e os varejistas promoverem as suas mercadorias. Estilistas como Diane von Furstenberg e Ashley e Mary-Kate Olsen já estão inscritas como usuárias. O aplicativo será complementado por um website e plataformas de comércio eletrônico.

 

POSE

Assim como o Trendabl, o Pose oferece aos usuários uma versão do Instagram voltada para a moda, mas também permite que os usuários comprem itens individuais apresentados em um look de um site afiliado. Se um item é comprado, a pessoa que enviou a foto receberá a maior parte de uma pequena taxa e o Pose também receberá uma taxa minoritária. O aplicativo permite que os usuários ganhem dinheiro com a sua atividade nas mídias sociais.

 

A comunidade existe para iPhone, iPad e Android, além do Facebook e um website, e está avaliando outras estratégias de monetização, como publicidade. Desde o começo deste ano, o site gera 120 milhões de visualizações de imagens por mês, conta com a participação de mais de um milhão de usuários e 10.000 "poses" diárias.

 

BUYOSPHERE

O Buyosphere, criado por Tara Hunt, é um site de compra social que oferece a três tipos diferentes de usuários uma forma de interagir pelo site. Diariamente, os usuários podem fazer perguntas sobre itens da moda da "Fashion Advice Community", acessar guias de estilo preparados pelos usuários nomeados como "editores" e criar um perfil para ser visto pelos outros usuários. Os consultores de moda e os blogueiros podem criar seus próprios guias de estilo com benefícios associados como ofertas VIP e brindes, enquanto os estilistas e os varejistas podem responder às perguntas com seus próprios produtos, quando for o caso.

 

O site não permite que os usuários enviem fotos de si mesmos, em vez disso, opta por conversas de perguntas e respostas entre os usuários. Os painéis de resposta similares ao Pinterest permitem que os usuários cliquem para comprar em sites de terceiros.

 

NMRKT

O NMRKT, pronunciado "In Market", funciona com uma premissa um pouco diferente de outros sites de compra social. O site solicita que os usuários determinem um status ou indiquem o que estão procurando e simplesmente esperem que as marcas, os varejistas e os consultores de moda do site enviem recomendações personalizadas. O usuário pode, então, clicar no produto para ver os detalhes e comprar.

 

Os usuários também podem se conectar com os amigos no site, ou pelo Facebook e Twitter, para receber os conselhos deles e retribuir dando opiniões nos seus feeds. O site também conta com a The Market, uma loja com todos os produtos sugeridos pelos blogueiros e consultores de moda convidados.

 

WIKETS

O aplicativo de compras Wikets se descreve como uma "tecnologia para que os usuários compartilhem ideias com as pessoas de confiança". O objetivo da empresa era criar uma plataforma de compras em que a experiência entre amigos fosse melhorada, eliminando a necessidade de enviar por e-mail endereços de sites ou anexos.

 

No website e no aplicativo, os usuários podem postar perguntas – "Wikets" – para obter recomendações sobre produtos dos outros usuários e podem navegar nas recomendações gerais de categorias específicas de cerca de 80 varejistas, incluindo eBay, Barnes & Noble e Amazon. Os usuários podem ganhar pontos quando suas recomendações são compradas, que depois podem ser trocados por cartões-presente. Os seus criadores afirmam que o aplicativo gerou uma comunidade de compra confiável para "descobrir ótimos produtos".

 

MOTILO

O site londrino Motilo foi fundado em 2011 com o objetivo de criar um provador virtual para que os amigos comprem juntos em tempo real. As criadoras do site, Maysoune Ghobash e Sofia Barattieri, perceberam que quando elas mudavam para outros países, sentiam falta da experiência de fazer compras juntas, quando podiam sugerir itens e trocar opiniões.

 

O site oferece um feed sobre roupas e acessórios de varejistas como Farfetch, Matches e Net-a-Porter, que os usuários podem combinar e formar looks como se fosse um painel de referências visuais. O site conta com blogs de moda influentes de importantes figuras da indústria da moda como Anna Dello Russo e Poppy Delevigne, e recentemente ofereceu uma pré-venda exclusiva do estilista londrino Jonathan Saunders.

 

FEYT

O site Feyt foi fundado no começo de 2012 pela consultora de marca Ferebee Taube e por Eleanor Ylvisaker, cofundadora da marca Earnest Sewn. O site oferece aos usuários um espaço de comércio eletrônico luxuoso com um elemento de guarda-roupa virtual. Os usuários podem acessar os guarda-roupas dos amigos e das pessoas que criam as tendências como consultores de moda e blogueiros, além de montar os looks dentro dos seus próprios guarda-roupas. Os usuários, então, podem clicar para comprar nas lojas afiliadas.

 

Uma outra vantagem é que ao classificar os itens selecionados, o site começa a coletar dados sobre o que você gosta ou não e pode, dessa forma, oferecer recomendações futuras sobre marcas ou estilos específicos.

 

THE COOLS

O The Cools se descreve como um mercado social feito sob medida para o seu estilo. Durante a inscrição, é solicitado que os usuários selecionem itens em um feed, o que fornece ao site indicações sobre os seus interesses e o seu estilo. Os itens selecionados são enviados para a sua página de perfil, como um guarda-roupa virtual de peças escolhidas a dedo, na qual outros usuários podem fazer comentários ou clicar para comprar. O site também oferece conteúdo criado especialmente por amigos, criadores de tendências e blogueiros.

 

A principal diferença do site é que ele também apresenta itens usados de vendedores individuais e butiques, oferecendo o que o fundador Olivier van Themsche chama de um "mercado mais descolado" que os websites tradicionais de vendedores de itens usados. O site conta com o apoio do magnata da mídia Bob Pittman e ainda tem como um dos seus consultores o diretor de comunicações da LVMH, Antoine Arnault.

 

SVPPLY/WANT

A nova-iorquina Svpply é uma "comunidade de pessoas descobrindo os produtos que amam". A plataforma oferece aos usuários uma seleção cuidadosa de mercadorias em voga provenientes de fontes on-line que os usuários podem colocar em suas próprias galerias de itens. Os usuários também podem se conectar com os amigos nas redes sociais, como Facebook e Twitter, que também são filtradas em seu feed de produtos.

 

A empresa foi comprada pelo eBay em setembro de 2012 e, recentemente, foi lançada para Android. O site conta com 3.000 produtos apresentados no site diariamente e com mais de 70 mil lojas e marcas. A mais recente adição à rede do Svpply é o aplicativo "Want", uma lista de desejos personalizada para dispositivos móveis com os melhores produtos do site, com base nos itens que o usuário adiciona à sua conta do Svpply

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....
A Amazon acaba de estrear uma nova estratégia de monetização cruzada entre mídia e e-commerce com o lançamento do “Shop the Show”, funcionalidade que transforma filmes e séries do Prime...
A revolução da moda sob demanda tem um ponto de encontro, e ele se chama Kornit Konnections. Na edição deste ano, realizada no final de abril em Miami, 250 participantes...
Se eu pudesse, só se eu pudesse mesmo compartilhar o que penso sobre conteúdo, começaria com um pedido singelo, deixe os adjetivos em casa. Eles inflacionam frases como se fossem...
Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...