Técnica vem se tornando popular em aplicações para comunicação visual, fotografia e arte
Na maioria das vezes, quando falamos de tecnologias de impressão, logo pensamos nas tintas padrão para aplicações outdoor, como solvente, látex ou UV. Mas vale a pena lembrar que as impressoras de tinta à base de água ainda é popular, embora principalmente para uso interno.
Normalmente, elas são mais utilizadas para aplicações que exigem alta resolução e qualidade, como fotografia e arte. Outra aplicação comum é sendo prova de impressão, na qual muitos fornecedores constroem um espectrofotômetro para uma avançada calibração de cor. Além disso, também é muito utilizada na comunicação visual para pontos de venda.
Em relação ao custo, as impressoras de tinta à base de água são consideravelmente mais baratas se comparadas com suas concorrentes. Mais do que isso: fora o preço, esta tecnologia também é mais vantajosa quando levamos em consideração a qualidade de impressão, o que inclui intensidade da cor, maior variedade de cores e o contraste e a fidelidade das imagens, o que resulta em uma alta qualidade de impressão.
Este tipo de equipamento também é mais adequado para aqueles que estão começando no ramo. Com tamanho máximo de até 1.5 m de largura, elas são ideias para aqueles empreendedores que ainda estão produzindo no escritório ou até em casa.
Existem dois tipos de equipamentos com essa tecnologia: uma com seis a oito cores para melhores velocidades de produção; e outra com até 12 cores para a mais ampla gama de cores. Cada fornecedor tem uma forma diferente para alcançar uma ampla gama de cores, para que assim não haja variação nas cores utilizadas, bem como nos diferentes tons de tinta preta, necessárias para impressão de imagens monocromáticas.
Bem como as impressoras gráficas, há também um número de impressoras técnicas, que são normalmente utilizados por arquitetos. A atual gama destas impressoras pode produzir consideravelmente em melhor qualidade de imagem do que seus antecessores e são mais rápidos e mais baratos do que suas concorrentes gráficos. A maioria também pode trabalhar com vários rolos de modo que é fácil alternar entre mídia, e geralmente há um scanner opcional.
Entretanto, é uma tecnologia madura e por isso é provável que não vejamos muitas grandes mudanças para as impressoras que estão disponíveis no mercado atualmente. O estágio no qual cada máquina é extremamente diferente já passou, e ao invés de novidades revolucionárias, agora é hora da adição de eficiência e melhorias pontuais nos materiais.
Ainda é comum que os usuários laminem as impressões, seja para proteger de condições prejudiciais, como a luz solar, ou até para melhorar a textura da impressão. No entanto, os fabricantes de tinta têm acrescentado melhorias em seus produtos que tem melhorado a vida útil do material.
No geral, as impressoras de tinta à base de água pode produzir imagens de boa qualidade rapidamente, com secagem imediata e prontos para uso. Além disso, o principal ingrediente da tinta é a água, por isso é mais ecológica do que muitos outros tipos de tinta, uma consideração importante para muitos clientes finais.
Fonte: Redação