Compartilhe com sua comunidades

Repense seu negócio – e sua noção de como lidar com a crise

Há cerca de dez anos, talvez o nosso maior sonho como cidadãos era o de ver políticos corruptos condenados e que nossa voz tivesse eco para os eleitos pensassem muito antes de fazer o que bem entendem com o nosso dinheiro. O mesmo acontece com o eco dos clientes nas redes sociais para expressar o que realmente esperam de uma marca. Então, vamos refletir sobre o que chamamos de crise. Tudo o que vem acontecendo na política, e no relacionamento entre clientes e marcas, é uma mudança significativa, “um sonho”, como bem disse Mariano Gomide, CEO da Vtex, uma das mais respeitadas plataformas de e-commerce. E aí vai uma diferença grande do que entendemos por crise. Crise de verdade talvez seja quando nada mais temos a fazer diante do infortúnio, da devastação total, como aconteceu na Alemanha, ao final da Segunda Guerra Mundial.

Para o especialista Brian Tracy, o cliente talvez não queira mais comprar os nossos produtos, no formato em que sempre foram comercializados. Em vez de comprar, talvez agora queira apenas pagar pelo uso – como acontece no Uber, cuja demanda já ultrapassa 1 milhão de corridas por mês. A publicidade digital cresce a passos largos, ainda que os resultados sejam contraditórios para muitos que ainda se apegam à aquisição de “likes”. Mas criar relacionamento com potenciais clientes, sem o uso de uma boa tecnologia, gera dúvidas se as empresas de fato conhecem o mercado em que atuam.

Medir a participação e o posicionamento tem se tornado uma tarefa árdua. Agimos, reagimos e esquecemos de pensar o negócio. Vemos um enorme desperdício de energia e dinheiro por gente que quer fazer mais com menos. Gente que encara a fase como uma crise acirrada, e deixa de investir, esperando pelo momento em que esses tempos difíceis passem. Será que essa é a melhor alternativa agora? Eu também cheguei a acreditar que esse momento de baixa fosse uma crise cíclica. Mas me questiono se o que essas pessoas e empresas apresentam não é, na verdade, uma resistência férrea diante da necessidade de mudança.

Os cenários mudam, continuarão mudando (a única certeza é a mudança), e precisamos nos reinventar, investir para que haja inovação e assertividade nas tomadas de decisão. Os grandes grupos de digital já olham para o mundo offline das lojas como uma tática para entregar resultados, e os modelos de publicidade se reinventam para atender à exposição da marca com estratégias de “branding”. O desafio é inserir as nossas empresas no conceito “Omnichanel” e aumentar a percepção para o que realmente importa.

Os novos tempos exigem uma reflexão com dose de coragem para investir naquilo que vale a pena – e fechar aquilo que não mais faz sentido. Então, que tal começar esse entendimento com uma história sobre o uso do marketing direto como ferramenta de relacionamento? Imagine mapear quem seria o seu cliente ideal, descobrir onde ele está e entregar uma proposta de valor ou promoção… Nesta edição, tenho o prazer de apresentar a entrevista com Pedro Henrique Camiloti, da Laborprint. Ele fez um investimento significativo em tecnologia digital de impressão, mas antes pensou em como explorá-la para entregar uma vantagem competitiva real para seus clientes. Mostrou que, com um propósito sólido e baseado numa estratégia definida, não há momento ruim para investimentos. Frequentemente, são eles que transformam uma “crise” em oportunidades, evolução e cases de sucesso. Como você vai poder conferir em nossa matéria de capa.

Marco Marcelino

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O ex-nadador olímpico Gustavo Borges mergulhou no universo do empreendedorismo e construiu um império na área de educação esportiva, saúde e bem-estar. Tudo com a mesma disciplina que o levou...
Tem gente que acorda e confia no horóscopo. Outros confiam na intuição, no “feeling”, no “eu já vi isso antes”. Mas tem um grupo silencioso, quase secreto, que confia nos...
Histórias bem contadas criam demanda por produtos, serviços e experiências. Seja por meio de animações, filmes, games, livros, canais do YouTube, apps ou marcas corporativas... todos são excelentes contadores de...
Durante muito tempo, nos ensinaram a seguir uma carreira como quem sobe uma escada: um degrau de cada vez, rumo a um topo que supostamente traria estabilidade, status e realização....
O caos não está apenas ao nosso redor, ele habita dentro de nós. Nossas repetições automáticas, decisões impulsivas, crenças limitantes e o piloto automático emocional nos aprisionam em padrões invisíveis,...
Recentemente, um grupo de pesquisadores suíços fez um experimento que parece saído de um filme de espionagem. Eles invadiram um fórum do Reddit — famoso por discussões intensas e desafiadoras...