Compartilhe com sua comunidades

Os três nós da atividade empreendedora

Quando penso na sustentação de meu negócio, logo me vem à cabeça a expressão “para sempre”. Quando reflito sobre minha missão social, isto é, sobre os profissionais e familiares que me acompanham na jornada, a palavra que se destaca é “nós”.

Desse modo, criei o termo “nós para sempre”, um conceito que traduz minha ideia de “sustentabilidade social”.

Essa elaboração mental teve início quando a Editora Saraiva me convidou para ministrar uma palestra para professores do ensino médio no interior de São Paulo.

O tema sugerido era: “desenvolvendo o aprendizado do empreendedorismo com foco na sustentabilidade social”. Assim, passei a reunir meus conhecimentos sobre o assunto de modo a dialogar com aquele público.

Normalmente, o termo que aparece cotidianamente em notícias e artigos de jornal é “responsabilidade social”.

Esse é um dos pilares da base tripla da sustentabilidade, que inclui também os fatores econômico e ambiental.

Assim, “sustentabilidade social” me pareceu um termo completo, capaz de agregar todas as ações destinadas a valorizar e desenvolver o capital humano na empresa e também fora dela.

Agora, imagine a complexidade da tarefa: como estimular professores da rede pública a trabalhar essa dimensão do ensino com seus alunos?

Aceitei o encargo justamente porque me pareceu difícil. Costumo dizer que o aprendizado no empreendedorismo se dá justamente quando temos coragem de enfrentar os mais duros desafios.

Após mastigar o assunto por alguns dias, reuni retalhos de memórias, resgatei vivências e reduzi o tema a esse conjunto simples de palavras: “nós para sempre”.

No dia do encontro, apresentei uma síntese biográfica para facilitar o entendimento dos meus postulados.

Logo que iniciei meu negócio, havia duas premissas básicas:

  • Gerar recursos para a sobrevivência;
  • Construir uma base sólida capaz de sustentar a evolução da empreitada.

Para a empresa, era fundamental que eu soubesse lidar com essas duas frentes, pensando no agora e também no depois.

Nessas etapas, os dilemas são muitos e cabe a cada empreendedor definir seus caminhos e suas prioridades. Essas decisões vão começar a desenhar, desde cedo, a cultura da empresa.

Vamos imaginar que o ponto de equilíbrio, com margem de 20%…

Por Marcelo Ponzoni

Para continuar lendo este artigo, clique no banner abaixo.

banner-continuarlendo

Empresário Digital

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O dezembro começou com barulho. A The Led recebeu um aporte de R$ 150 milhões da Kinea e reposicionou o DOOH brasileiro como protagonista na disputa pela atenção. Um movimento...
No palco central do Web Summit 2025, Tim Berners-Lee e John Bruce defenderam a face mais urgente da nova internet… a soberania digital. Lauren Jackson conduziu uma conversa que mostrou...
A história da IQM no WebSummit Lisboa 2025 parece ficção científica, mas é só execução fria e ousadia técnica. Jan Goetz e Tom Henriksson revelaram como uma startup que começou...
A palestra de Philip Rathle, CTO da Neo4j, no WebSummit Lisboa 2025 virou um sinal de alerta no debate sobre IA. Ele mostrou que agentes inteligentes não falham por falta...
A palestra de Sara Vienna expõe o relacionamento invisível entre humanos e IA e mostra por que o futuro do design exige lucidez, responsabilidade e valor real....
Como criadores e marcas constroem comunidade, contexto e confiança antes do produto. Um case de storytelling, conteúdo e impacto real....