Compartilhe com sua comunidades

O Dilema das redes

Você talvez já tenha visto ou planeje ver o documentário “The Social Dilemma” da Netflix, se não, recomendo que você coloque na sua lista.

O documentário destrincha os meios de comunicação digital, concentra-se principalmente no impacto negativo das redes sociais nos usuários e questiona como um número tão pequeno de engenheiros do Vale do Silício tem um poder tão esmagador sobre tantas pessoas, explorando conspirações, questões de saúde mental, fakenews e polarização política.

O filme inclui entrevistas com vários pioneiros da tecnologia social e líderes de inovação, como Tristan Harris do Centro de Tecnologia Humana, Justin Rosenstein, o co-inventor do Facebook Like button, e Tim Kendall, ex-presidente da Pinterest e ex-diretor de Monetização no Facebook.

O documentário “The Social Dilemma” começa com a famosa citação de Sófocles: Nada grandioso entra na vida dos mortais sem uma maldição, preparando o público para desencadear o sinistro testemunho de antigos empregados de empresas como o Google, YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, e Pinterest.

Acompanhamos ex-funcionários das empresas tecnológicas que alimentam este “monstro”, sentem-se penitentes e perturbados devido ao surgimento de fakenews ,à onda de violência desencadeada por elas, e à manipulação dos resultados das sondagens por bots em plataformas sociais. Mas talvez o tema mais importante do documentário é aquele não dito: Estamos indefesos diante dessa “força”. A narrativa dramática do filme explica o plano de jogo astuto por detrás da influência descontrolada das redes sociais. O objectivo é claro – a utilização e manipulação sútil das nossas necessidades biológicas. Ler artigos noticiosos sobre os numerosos booms nas plataformas de redes sociais é totalmente diferente das revelações em primeira mão feitas por antigos técnicos. As histórias ficcionais são intercaladas com entrevistas e estranhas pontuações de fundo tentam replicar o tom de um verdadeiro documentário criminal.

No mundo digital nada é o que parece. As plataformas fazem parte do dia a dia das pessoas e estão continuamente aliciando-nos a passar mais tempo na Internet, com o único objetivo de gerar lucro.

Desde o antigo eticista de design Tristan Harris do Google até ao investidor Roger McNamee do Facebook, vemos discursos sérios e preocupantes.O que fica claro é que: se não se paga pelo produto, então o produto é você.

Orlowski dramatiza uma família americana comum, lidando com a escalada da batalha entre pais e filhos sobre a utilização de ecrãs. Em certa altura McNamee salienta que a Rússia não precisou de piratear o Facebook para influenciar as eleições americanas que levaram Donald Trump ao poder. Apenas utilizou as ferramentas disponíveis na rede.

A ilustração da IA no documentário é feita três imagens de IA em formas humanas, e o seu papel é impulsio-nar o envolvimento nas redes sociais de Ben (o desagradável adolescente de uma família fictícia). Sempre atentos às suas mudanças de humor e manipulando-o com conteúdos excitantes, opiniões e notícias a favor da geração de lucros.

O “The Social Dilemma” é um filme indispensável e convincente que nos lembra dos perigos da Internet com exemplos certeiros. Estamos vendendo nossa privacidade e dados sem consciência todos os dias.

Mas será que estas violações e o mau uso do conhecimento da informação fazem alguma diferença? Será que um grupo de indivíduos bem sucedidos sentados no meio de uma decoração afiada, falando sobre o seu papel na criação de uma série de aconteci-mentos aterradores, pode fazer alguma diferença para os usuários?

Tal como as alterações climáticas, as grandes tecnologias estão a amadurecer ou a mudar pouco a pouco a di âmica do mundo, algumas das quais são palpáveis para nós, e outras tornar-se evidentes à medida que o tempo passa. Seja como for, não podemos nos dar ao luxo de esperar que as situações se agravem.

Diego de Carvalho

VP of Growth, Innovation and Customer Experience at NMB

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

BTG projeta recuo de 22% no lucro da dona do McDonald's, puxado por pressão de custos e desempenho fraco das lojas brasileiras...
A AXS Energia deu um passo estratégico rumo à liderança no mercado de geração distribuída (GD) ao receber um aporte de R$ 550 milhões da gestora AZ Quest. O investimento...
Nem nos piores momentos da onda de layoffs pós-pandemia a Microsoft havia feito cortes tão profundos. Nesta semana, a companhia anunciou o desligamento de 4% de sua força de trabalho...
A THE LED, especialista em soluções de mídia digital para o varejo, acaba de anunciar a aquisição da RETAIL MEDIA, pioneira na digitalização dos pontos de venda (PDVs) no Brasil....
A recente provocação de Demis Hassabis, CEO da DeepMind, acendeu uma faísca: estaria o Veo 3, novo modelo de geração de vídeo do Google, no caminho para criar mundos jogáveis...
Presente em mais de 80 países, o grupo alemão Lapp, especialista em soluções de conectividade elétrica e cabos industriais, acaba de concretizar sua primeira aquisição no Brasil: a Eurocabos, empresa...