Compartilhe com sua comunidades

Os 7 pilares da transformação digital

Transformação Digital está na pauta estratégica de 90% dos varejistas (e provavelmente de todos os outros negócios também). Mas será que estamos conseguindo atuar em todas as camadas que envolvem essa transformação?

Para 41% das empresas de varejo (estudo SBVC) a Cultura Organizacional é a maior dificuldade nesse processo.

Mas o que é isso na prática? Trata-se de ser mais rápido? Ter squads? Ter um bom ecommerce? Tudo isso, e muito mais.

Dividimos aqui os 7 pilares o que desenvolvemos ao longo de mais de 10 anos realizando processos de transformação digital em grandes, médias e pequenas empresas de diferentes setores. Vem com a gente conhecer.

1PROPÓSITO

A transformação acontece quando estamos intrinsicamente envolvidos no nosso desafio. Onde as pessoas entendem a sua contribuição para um propósito maior.

2EMPATIA

A organização dos novos tempos se coloca no lugar dos seus clientes e colaboradores. Constrói a partir de uma visão empática dos seus stakeholders. Essa é a chave para a mudança de um olhar pra dentro, autocentrado, para um olhar para o mercado.

3CONFIANÇA

Confiança como base para a construção de relações transparentes, autênticas e, consequentemente, integradas. A colaboração acontece quando podemos expressar nossos pensamentos, sentimentos e opiniões sem julgamento, respeitando as diferenças e entendendo que a soma de visões é mais valiosa do que o conhecimento de um.

4EMPODERAMENTO

Precisamos desenvolver a organização para construir equipes altamente engajadas, que entregam resultados excepcionais. Para tanto, é importante passar de uma cultura onde as pessoas são direcionadas, para uma cultura onde as responsabilidades de cada um estão claras e todos entendem o seu papel no todo e conseguem atuar de forma autônoma.

5REDE

Mais do que equipes, influenciar redes. Para isso, precisamos passar de um mindset de controle, com acompanhamento constante e micro gerenciado, para uma Liderança que direciona até onde a organização precisa chegar. Inspira a partir do propósito, empodera e confia em suas redes para chegarem lá.

6CICLOS CONTÍNUOS

Vivemos em um mundo em constante evolução e não conseguimos prever como será o nosso futuro. Nesse contexto, a melhor forma de diminuir os riscos e ter sucesso, é abraçar o incerto e ser o mais rápido e produtivo em testar novas coisas. Aqui entra a mentalidade de aprendizagem contínua, desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais.

7EXPERIÊNCIA

Os novos tempos exigem inovação constante para se manter competitivo diante das mudanças e evoluções do mercado. Tecnologia e inovação devem ser integradas ao core do negócio para entregar experiências únicas e de valor para os clientes, agindo rápido aos movimentos de mercado.

E para você? Onde está a maior dificuldade no seu processo de transformação?

Andrea Dietrich

Estrategista de Transformação Digital & Branding, Co-founder da Ambidestra, Podcaster e Palestrante

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

A HSI confirmou a aquisição do JW Marriott São Paulo, reforçando sua atuação no setor hoteleiro com um portfólio que agora totaliza 2,4 mil quartos. O negócio foi estruturado por...
A JHSF reportou receita bruta de R$ 440 milhões no primeiro trimestre de 2025, alta de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior e R$ 50 milhões acima...
A SoftBank Group registrou lucro anual de 1,15 trilhão de ienes (US$ 7,78 bilhões) no exercício encerrado em março de 2025, revertendo quatro anos consecutivos de prejuízos. O desempenho foi...
A Uber e o iFood anunciaram uma parceria estratégica que amplia significativamente a presença de ambas as marcas no Brasil, mercado que movimentou R$ 40 bilhões apenas no segmento de...
O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....