Compartilhe com sua comunidades

Os 5 hacks da Disney para encantar clientes

Que a Disney é uma grande referência em experiência do cliente, todos já sabem. Mas o que ela faz para encantar tanto os seus consumidores?

1 GUESTOLOGIA

A ciência desenvolvida pela Disney para estudar os seus clientes. Com essa metodologia, eles buscam dominar:

·As necessidades dos clientes;

·Os seus estereótipos;

·As emoções envolvidas.

A partir destas 3 definições, a Disney desenha o seu modelo de atendimento sem igual, definindo padrões de atendimento para cada necessidade, estereotipo e emoção.

2 ELENCO

Quando o assunto é treinar o seu time, a Disney leva muito a sério, através de seminários constantes e regras básicas que todos os colaboradores conhecem:

·Sorria;

·Cumprimente;

·Busque contato;

·Assuma o controle;

·Preserve a atmosfera mágica;

·Agradeça sempre.

O foco aqui é construir uma primeira impressão memorável.

3 CENÁRIO

Não é novidade para ninguém que a Disney é magistral quando se fala em cenário, mas, para tal, eles também possuem algumas regras básicas:

·Oriente a experiência;

·Trabalhe com os sentidos;

·Separe os bastidores do palco;

·Conte uma história por vez;

·Evite excessos;

·Crie surpresas.

4 PROCESSOS

Para os clientes, tudo na Disney parece mágico, surpreendente e natural. Para a Disney, isso é apenas o processo sendo seguido diariamente.

A construção desse processo segue 3 passos simples:

·Identificar o que o cliente precisa;

·Descrever o processo de solução dessa necessidade;

Encaixar este processo dentro do

fluxo de experiência seguindo as regras do 3 HACKS.

5 CULTURA DO ATENDIMENTO

Quando se fala em cultura, a Disney vai além: possui mandamentos para alguma áreas-chave da companhia e, dentre elas, o atendimento:

·Mantenha a simplicidade;

·Garanta que tudo seja 100% mensurável;

·Proporcione treinamento;

·Solicite feedback e ideias da equipe;

·Reconheça e recompense o desempenho.

A Disney entendeu, desde o início, que mais do que vender um produto, é preciso vender emoção. Uma conexão é muito mais valiosa e rentável do que uma simples transação.

Mercia Pereira

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

Nos últimos 16 meses, as líderes do mercado de distribuição de combustíveis no Brasil, Vibra, Raízen e Ipiranga, perderam cerca de 3 pontos percentuais de market share para agentes informais,...
A fintech Neon acaba de confirmar um aporte de US$ 25 milhões (equivalente a R$ 135 milhões), liderado pelo IFC (Braço do Banco Mundial) e pela DEG (subsidiária do KfW...
A XP Inc. deu mais um passo estratégico para consolidar sua posição no mercado financeiro brasileiro: acaba de lançar sua consultoria de investimentos voltada ao público de alta renda, mirando...
A startup americana Aigen, criada por ex-Tesla, está redefinindo o futuro do agro com seu robô Element, que usa energia solar, câmeras e braços mecânicos para “capinar” ervas daninhas em...
Enquanto boa parte da indústria de fundos multimercado sofre com resgates bilionários e performance pressionada, a Genoa Capital cresce na contramão. Com uma carteira robusta de R$ 17 bilhões sob...
A mineradora Aura Minerals acaba de dar um passo decisivo para ampliar sua presença global no mercado de capitais. Na tarde desta segunda-feira, 7 de julho, a empresa lançou oficialmente...