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Loggi aumenta capacidade de processamento em 285% e melhora produtividade em 35% com Agência 2.0

Startup revoluciona entregas com Inteligência Artificial na última milha

Loggi, a startup unicórnio de entregas, implementou um novo modelo operacional denominado Agência 2.0 para otimizar a última milha da entrega. Essa fase é crítica, pois trata do transporte do centro de distribuição até o destino final do cliente. O projeto-piloto, realizado na agência da Mooca em São Paulo, envolveu a utilização de inteligência artificial e machine learning para reorganizar as rotas de entrega de forma mais eficiente, resultando em uma melhoria significativa na operação.

Durante os seis meses de testes, a agência, com aproximadamente 2.000 metros quadrados, passou a operar com uma nova metodologia baseada em Lean, visando reduzir desperdícios e melhorar a qualidade das entregas. Com essa abordagem, a Loggi ampliou de 20 para 50 as regiões de entrega, otimizando a quilometragem dos entregadores e reduzindo em 25% o tempo de criação de rotas.

As mudanças proporcionaram uma redução de 18 mil quilômetros percorridos pelos entregadores no primeiro semestre, o que se traduziu em uma diminuição de mais de 5 mil toneladas de CO2 emitidas. Além disso, a capacidade de processamento da agência passou de 7 mil para 20 mil pacotes por dia, representando um aumento de 285%, e a produtividade na separação e roteirização de pacotes melhorou em mais de 35%.

Alexandre Felix, COO da Loggi, e Diego Cançado, CPO da startup, foram os principais responsáveis por essa transformação. Felix comentou que o desafio foi como “trocar o pneu do carro com o carro andando”, enquanto Cançado destacou a importância da reorganização das rotas de entrega para diminuir a quilometragem e, consequentemente, a pegada de carbono.

Com os resultados positivos, a Loggi planeja expandir o modelo Agência 2.0 para outras unidades em Alphaville, Diadema e São Mateus, todas na região metropolitana de São Paulo, e posteriormente para outras 50 unidades de last-mile da empresa. A meta é concluir a implementação antes da Black Friday, um dos eventos mais importantes para o comércio eletrônico, que ocorrerá em 29 de novembro deste ano.

Gustavo Fleming Martins

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