Compartilhe com sua comunidades

Grupo Boticário Revoluciona Operações com Estratégia Data-Centric

Em 2021, o Grupo Boticário enfrentou o desafio de sincronizar 20 mil colaboradores, quatro mil lojas físicas, 100 mil pontos de venda, três fábricas, oito centros de distribuição, sete escritórios e uma robusta operação de e-commerce em meio à pandemia de covid-19. A empresa lançou a iniciativa “Um Só Grupo” para otimizar processos e integrar seus setores. As unidades de negócio, antes com objetivos próprios, passaram a trabalhar com metas conjuntas para todo o Grupo.

A transformação começou com a revisão e padronização de métodos, processos e dados. Matheus Garibalde, diretor de dados e produtos de IA, destacou a importância da centralização dos dados, criando um banco de dados em parceria com o Google e codesenvolvido com a Cadastra. O projeto incluiu a formação de um data lake, fundamental para a transformação digital.

Em 2021, o Grupo estruturou sete squads, que cresceram para quase 100 em diferentes áreas de negócio, com suporte da Cadastra desde o início. A estratégia data-centric foi incorporada em todas as etapas, desde o desenvolvimento de produtos até o e-commerce. João Alves, gerente sênior de produto de dados, explicou que o modelo adotado é uma junção de data lake e data warehouse.

A estrutura federativa, com dados centralizados mas atuação descentralizada, permitiu uma gestão eficiente. Exemplos incluem a consolidação de SKUs e definição de conceitos comuns de produto ativo. A implementação de um ecossistema de dados padronizado, porém flexível, foi essencial para resolver problemas complexos.

Squads de engenharia de dados e BI, com uso de inteligência artificial, aplicam tecnologia em diversas frentes: operações, ativação da marca, financeiro, produtos inclusivos e varejo. O sistema de “self service” e capacitação de colaboradores ampliam o uso de dados com controle.

A parceria estratégica com a Cadastra, desde 2017, permitiu criar soluções alinhadas com as necessidades do Boticário. A plataforma Lyra, por exemplo, automatiza testes de qualidade, reduzindo o tempo de análise em até 62%.

A continuidade do desafio envolve dar mais autonomia às áreas internas no uso dos dados. Segundo Jared Andrade, da Cadastra, a colaboração criou soluções eficientes e escaláveis, gerando valor para todas as áreas de negócio do grupo.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Brasil já inventou o amanhã. Há 8 mil anos. O palco era moderno, o telão gigante, a plateia conectada. Mas foi preciso que uma mulher falasse de sabedoria ancestral...
Quando Aloe Blacc subiu ao palco do Web Summit Rio 2025, trazendo no currículo os hits “I Need a Dollar” e “Wake Me Up”, era fácil imaginar que ele cantaria....
O Web Summit Rio 2025 chegou ao fim deixando algo no ar que não era apenas maresia. Era inquietação. Mas daquelas boas, que te fazem querer mudar algo quando volta...
Foi Gabriela Comazzetto, líder do TikTok na América Latina, quem subiu ao palco do Web Summit Rio para mostrar que a maior revolução cultural do país não acontece mais na...
Não é mais uma promessa. É mercado. É dado. É audiência que engole séries inteiras em uma noite e acorda comentando no grupo da família. E é sobre isso que...
Relacionamentos, estratégia e alto padrão: o dia a dia de Malu Sevieri, a mulher à frente de eventos grandiosos, que movimentam múltiplas indústrias no Brasil e no mundo....