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Como a BYD utiliza o marketing de massa para conquistar o mercado de híbridos no Brasil

Estratégia que impulsionou os carros 100% elétricos da marca agora mira o segmento de veículos híbridos, expandindo sua presença no mercado automotivo brasileiro

A BYD, maior fabricante de carros elétricos do mundo, está ampliando sua estratégia no Brasil, focando não apenas nos veículos 100% elétricos, mas também no crescente mercado de híbridos plug-in. Em 2023, a montadora chinesa comercializou 18 mil veículos no país. Em apenas sete meses de 2024, esse número mais do que dobrou, alcançando 38,6 mil unidades, consolidando sua posição como uma das 10 maiores montadoras no Brasil, superando marcas tradicionais e aproximando-se do top 5.

O sucesso da BYD no Brasil é fruto de uma estratégia agressiva de marketing de massa, liderada por Pablo Toledo, CMO da empresa, que investiu pesado em campanhas publicitárias no futebol, novelas e programas de auditório. A marca patrocina o Campeonato Paulista e veicula comerciais no programa “Domingão com Huck”, que se tornou uma vitrine para os veículos da BYD. A escolha desses canais de alta audiência, embora custosa – uma ação comercial no “Domingão” ultrapassa os R$ 300 mil – se mostrou eficaz para massificar a presença da marca no país.

A entrada da BYD no mercado brasileiro começou em 2014, com a venda de placas e módulos solares. Somente em 2022, a montadora vendeu seus primeiros 300 veículos. No entanto, foi em 2023 que a empresa acelerou sua operação local, impulsionada pela comunicação em massa que se mostrou mais informativa do que a publicidade automotiva tradicional. Essa abordagem ajudou a educar o consumidor brasileiro sobre as vantagens dos carros elétricos e híbridos.

O mercado de veículos híbridos no Brasil está em rápido crescimento. Em 2024, os híbridos plug-in, que permitem recarga na tomada e oferecem maior autonomia elétrica, já representam 35% do mercado de veículos com algum grau de eletrificação, próximo dos 36% dos 100% elétricos. O primeiro modelo híbrido plug-in da BYD, o SUV Song Plus DM-i, lançado em 2022, é o carro mais vendido entre os PHEVs e os elétricos puros. Outros dois modelos, o Song Pro e o sedã King, também entraram no mercado em 2024, visando aumentar o volume de vendas.

A expansão da BYD não se limita ao mercado de veículos de passeio. A empresa firmou uma parceria global com a Uber para fornecer 100 mil veículos elétricos, com foco na América Latina, onde já possui uma parceria com a 99. Além disso, a BYD está investindo R$ 3 bilhões na aquisição da antiga planta da Ford em Camaçari, Bahia, onde pretende produzir um híbrido plug-in flex, um veículo que pode funcionar com eletricidade, gasolina e etanol, atendendo à demanda específica do mercado brasileiro.

Além dos veículos, a BYD mantém sua operação B2B, oferecendo motores elétricos e módulos solares, que agora também serão vendidos em suas concessionárias no país. Com essa estratégia, a empresa se posiciona não apenas como uma montadora, mas como uma greentech com forte presença na mobilidade urbana e na sustentabilidade.

Gustavo Fleming Martins

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