Compartilhe com sua comunidades

Google enfrenta acusações de monopolização no mercado de anúncios digitais

O governo dos EUA questiona as práticas de negócios do Google em seu domínio sobre a publicidade digital, acusando a empresa de eliminar concorrência ao adquirir e integrar empresas. Neal Mohan, CEO do YouTube e ex-executivo de publicidade do Google, foi chamado para depor no julgamento antitruste, defendendo que a gigante da tecnologia agiu para fortalecer seu portfólio, e não para sufocar competidores.

O foco do processo é a acusação de que o Google adquiriu empresas concorrentes, como a Admeld, com a intenção de “estacioná-las”, ou seja, limitar seu crescimento e mantê-las fora da competição. A Admeld, comprada em 2011 por mais de US$ 400 milhões, usava uma tecnologia de gerenciamento de rendimento para ajudar os editores a avaliar a demanda em múltiplas exchanges de anúncios. O governo argumenta que essa aquisição foi parte da estratégia do Google para dominar o mercado, controlando os três principais componentes da cadeia de anúncios: a plataforma dos editores, o sistema dos anunciantes e a exchange onde ocorre a compra e venda de anúncios.

Mohan rebateu essas alegações, afirmando que o termo “estacionar” refere-se ao processo de integração das empresas adquiridas ao ecossistema do Google, sem desativá-las. Ele defendeu que a integração dessas tecnologias é necessária para melhorar o desempenho do Google no setor de publicidade e que as aquisições sempre tiveram o objetivo de criar melhores produtos em um mercado competitivo.

O governo sustenta que a integração total dos serviços do Google cria barreiras intransponíveis para editores e anunciantes, que acabam presos ao ecossistema da empresa, enquanto o Google obtém lucros exorbitantes. A Admeld foi uma das aquisições que ajudou o Google a consolidar seu controle sobre o mercado de publicidade digital, ampliando seu alcance e eliminando potenciais ameaças.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....
A Amazon acaba de estrear uma nova estratégia de monetização cruzada entre mídia e e-commerce com o lançamento do “Shop the Show”, funcionalidade que transforma filmes e séries do Prime...
A revolução da moda sob demanda tem um ponto de encontro, e ele se chama Kornit Konnections. Na edição deste ano, realizada no final de abril em Miami, 250 participantes...
Se eu pudesse, só se eu pudesse mesmo compartilhar o que penso sobre conteúdo, começaria com um pedido singelo, deixe os adjetivos em casa. Eles inflacionam frases como se fossem...
Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...