Compartilhe com sua comunidades

Latam capta US$ 1,4 bilhão em emissão para redução de dívidas

Companhia emite bond de cinco anos com demanda superior à oferta inicial

A Latam Airlines captou US$ 1,4 bilhão por meio da emissão de um bond de cinco anos. O montante será destinado ao pré-pagamento de dívidas, com o objetivo de alongar os prazos e reduzir os custos financeiros da companhia. A emissão ocorreu com um yield de 7,857%, abaixo das expectativas iniciais, que variavam entre 8,25% e 8,5%.

A alta demanda pelo título surpreendeu o mercado, atingindo US$ 7,4 bilhões, muito além do valor inicial de US$ 1,2 bilhão planejado pela empresa. Como resultado, a Latam aumentou a captação em US$ 200 milhões. A operação atraiu 270 investidores, incluindo hedge funds, fundos de crédito, seguradoras e fundos de pensão. Mais de 15 ordens foram superiores a US$ 100 milhões.

Os recursos levantados serão utilizados principalmente para a quitação antecipada de dívidas, como um term loan facility com vencimento em 2027, que tinha um custo significativamente elevado. Esta foi a primeira vez que a Latam acessou o mercado internacional de dívida desde sua saída do processo de recuperação judicial (Chapter 11) em 2022.

Desde então, a companhia registrou uma melhora significativa em sua performance financeira, obtendo um lucro líquido de US$ 400 milhões no primeiro semestre de 2024, contrastando com o prejuízo de quase US$ 1 bilhão no mesmo período de 2022. O sucesso da emissão foi impulsionado por um cenário internacional favorável, com a redução dos juros pelo Federal Reserve (Fed) e a busca de fundos de crédito por oportunidades de alocação antes das eleições americanas.

Diversas empresas brasileiras, como Eletrobras, Petrobras e Suzano, também aproveitaram essa janela de captação recente no mercado internacional de dívida. A coordenação da oferta da Latam foi conduzida por Citi, Santander, JP Morgan e Deutsche Bank.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....
A Amazon acaba de estrear uma nova estratégia de monetização cruzada entre mídia e e-commerce com o lançamento do “Shop the Show”, funcionalidade que transforma filmes e séries do Prime...
A revolução da moda sob demanda tem um ponto de encontro, e ele se chama Kornit Konnections. Na edição deste ano, realizada no final de abril em Miami, 250 participantes...
Se eu pudesse, só se eu pudesse mesmo compartilhar o que penso sobre conteúdo, começaria com um pedido singelo, deixe os adjetivos em casa. Eles inflacionam frases como se fossem...
Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...