Compartilhe com sua comunidades

Caos logístico no Brasil eleva custos e afeta importações e exportações

Problemas de infraestrutura e alta nos preços de frete impactam diversos setores

O Brasil enfrenta um novo cenário de crise logística em 2024, com impacto significativo nas importações e exportações. O aumento do preço do frete internacional, impulsionado pela escassez de contêineres e navios de transporte, tem sido uma das principais causas desse cenário. No final de setembro, o frete para a rota China-Brasil atingiu valores entre US$ 8,5 mil e US$ 9 mil nos portos do Sudeste, um salto expressivo em relação à média de US$ 1.200 no início do ano.

Esse aumento se intensifica na região de Manaus, onde o preço chegou a US$ 14 mil, incluindo uma taxa de US$ 5 mil para compensar a “taxa da seca”, que afeta as operações devido aos baixos níveis de água nos rios e portos da Amazônia. Essa seca, que começou com dois meses de antecedência em agosto, desestabilizou a cadeia logística em várias regiões do Brasil, afetando tanto a importação quanto a exportação de produtos de diversos setores, como eletroeletrônicos, químicos e grãos.

Além disso, o custo elevado de transporte impactou de forma crítica a Zona Franca de Manaus, onde importadores de insumos de baixo valor agregado, como resinas de polímeros, precisaram suspender compras de fornecedores asiáticos. A alta nos custos logísticos afetou diretamente a competitividade dessas indústrias, que dependem de matérias-primas estrangeiras.

Estima-se que os gargalos logísticos nos principais portos brasileiros, somados a esses aumentos de frete, provoquem um prejuízo anual de R$ 21 bilhões à economia nacional. A infraestrutura deficiente e as dificuldades de modernização dos portos agravam ainda mais a situação.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....
A Amazon acaba de estrear uma nova estratégia de monetização cruzada entre mídia e e-commerce com o lançamento do “Shop the Show”, funcionalidade que transforma filmes e séries do Prime...
A revolução da moda sob demanda tem um ponto de encontro, e ele se chama Kornit Konnections. Na edição deste ano, realizada no final de abril em Miami, 250 participantes...
Se eu pudesse, só se eu pudesse mesmo compartilhar o que penso sobre conteúdo, começaria com um pedido singelo, deixe os adjetivos em casa. Eles inflacionam frases como se fossem...
Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...