Compartilhe com sua comunidades

CPFL Energia substitui frota por veículos elétricos e reduz custos em 60%

Meta é eletrificar 100% da frota de Indaiatuba até dezembro de 2024

A CPFL Energia está implementando a substituição de toda sua frota de veículos a combustão por modelos elétricos em Indaiatuba, no interior de São Paulo. A previsão é que até dezembro de 2024, 100% dos carros e caminhões operacionais na cidade sejam elétricos. Desde o início do projeto em 2021, foram investidos R$ 20 milhões na aquisição de veículos, instalação de eletropostos e desenvolvimento de equipamentos adaptados, como caminhões com cesto aéreo para serviços de manutenção.

A troca dos veículos já resultou em uma economia operacional de 60%, além de evitar a emissão de mais de 300 toneladas de CO2. A redução nos custos ocorre devido ao menor consumo de combustível e à manutenção simplificada dos veículos elétricos em comparação aos convencionais. A frota atual de Indaiatuba conta com 8 caminhões e 13 automóveis leves, além de 16 eletropostos que garantem o abastecimento dos veículos utilizados em serviços técnicos e emergenciais.

Desde 2007, a CPFL investe em soluções de eletrificação de frotas, por meio de programas de pesquisa regulados pela Aneel. Até o final de 2024, a empresa espera ter investido mais de R$ 100 milhões em iniciativas relacionadas à mobilidade elétrica. O plano de eletrificação da CPFL também prevê a implementação de veículos elétricos em outras cidades, com uma meta de eletrificar 15% da frota em São Paulo e no Rio Grande do Sul até 2030.

A estratégia de eletrificação da CPFL inclui o projeto Corredor Verde, que pretende expandir o uso de veículos elétricos em regiões estratégicas. O desenvolvimento do projeto em Indaiatuba contou com a parceria de empresas como Volkswagen e Siemens, além de apoio de instituições como o Senai Cimatec.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Grupo SBF, controlador da Centauro e distribuidor exclusivo da Nike no Brasil por meio da Fisia, registrou um crescimento de 4% na receita líquida consolidada no primeiro trimestre de...
Se existe um segredo para ser brilhante em nosso trabalho, ele não está em um botão mágico ou na tarefa entregue. Está na curiosidade. Na inquietação que recusa o óbvio....
A Amazon acaba de estrear uma nova estratégia de monetização cruzada entre mídia e e-commerce com o lançamento do “Shop the Show”, funcionalidade que transforma filmes e séries do Prime...
A revolução da moda sob demanda tem um ponto de encontro, e ele se chama Kornit Konnections. Na edição deste ano, realizada no final de abril em Miami, 250 participantes...
Se eu pudesse, só se eu pudesse mesmo compartilhar o que penso sobre conteúdo, começaria com um pedido singelo, deixe os adjetivos em casa. Eles inflacionam frases como se fossem...
Não era só um lançamento. Era um cruzamento inusitado entre o Alentejo e o octógono, entre a delicadeza da colheita e a brutalidade do combate. Era o nascimento do Venum...