Compartilhe com sua comunidades

Amazon lança marketplace low-cost para competir com apps chineses

Novo marketplace foca em produtos genéricos e preços baixos para enfrentar Shein e Temu.

A Amazon está preparando o lançamento de um novo marketplace voltado para itens de baixo custo, em uma resposta direta à pressão dos aplicativos chineses, como Shein, Temu e AliExpress, que têm ganhado espaço entre os consumidores norte-americanos. A plataforma será focada em produtos genéricos e preços acessíveis, com o objetivo de atrair consumidores que buscam alternativas de baixo custo.

Esse novo serviço da Amazon seguirá um modelo de vendas restrito, permitindo apenas a participação de vendedores convidados, com base em critérios de elegibilidade específicos. Os comerciantes poderão vender uma seleção de até 700 itens pré-aprovados, que variam de shorts a guitarras, com limite de preços: US$ 8 para joias, US$ 13 para guitarras e até US$ 20 para sofás.

O modelo logístico também será controlado diretamente pela Amazon, com os produtos sendo distribuídos a partir de um centro de distribuição na China, o que permitirá taxas de atendimento reduzidas. No entanto, o prazo de entrega será de 9 a 11 dias, bem mais longo do que o padrão de 1 a 2 dias oferecido pela Amazon em seus outros serviços. A política de devolução também será diferente, com um prazo reduzido de 15 dias para reembolsos e a possibilidade de o cliente ser reembolsado sem a necessidade de devolução do item.

Essa estratégia de marketplace integra diversos pontos fortes da Amazon, incluindo sua cadeia de suprimentos global e seu poder logístico. Ao focar em produtos sem marcas visíveis e em faixas de preço reduzidas, a Amazon elimina uma série de custos tradicionais associados a devoluções e tarifas alfandegárias, ampliando sua competitividade no segmento de itens de baixo custo.

Gustavo Fleming Martins

Informação valiosa, 
no tempo certo

Assine nossa newsletter

Anúncio

O Vimeo já nasceu como um outsider. Era a alternativa cult ao YouTube, a escolha dos que queriam mais delicadeza, menos publicidade, mais identidade. Era o VHS com fita dourada...
No documento Situational Awareness, Leopold Aschenbrenner descreve uma cena que parece ficção científica… mas é só a realidade acelerada. Ele lembra que, a cada seis meses, um zero a mais...
Recentemente veiculou-se em diversas mídias que a British Airways anunciara que 86% de seus voos partiram no horário, graças a um investimento de £7 bilhões em tecnologia de inteligência artificial....
Numa analogia direta às lentes multifocais, invenção que possibilitou enxergar ao mesmo tempo de perto, meia-distância e longe utilizando um único óculos, sinto que alguém poderia nos salvar quanto ao...
Você já ouviu falar da Represent, a marca britânica de streetwear criada pelos irmãos George e Michael Heaton? O projeto começou em 2011, com George imprimindo camisetas como parte de...
O setor de franquias no Brasil segue em franca expansão, especialmente no ramo alimentício. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 273,1 bilhões em 2024, crescimento...